scorecardresearch ghost pixel



Não suporta mais seu trabalho? Estes sinais indicam que é hora de trocar de carreira

Está insatisfeito com seu trabalho? Descubra os sinais que podem indicar a necessidade de uma mudança de carreira e como se preparar.



Inicialmente, ter uma posição garantida no mercado de trabalho atual é algo invejável para muitos. Afinal, o desemprego em certas áreas é um problema real. Contudo, o fato da pessoa estar recebendo todos os meses pela sua profissão não impede que ela esteja insatisfeita com sua carreira profissional.

Veja também: Carreiras do passado? Nada disso! 4 voltaram e estão pagando até R$ 7.000

Em conformidade com um estudo da PwC de 2023, cerca de um quarto dos brasileiros pondera deixar o emprego no próximo ano, seja por questões salariais, falta de crescimento, equilíbrio entre vida pessoal e trabalho e excesso de tarefas. Separamos alguns dos sinais que talvez indiquem a necessidade de uma mudança de carreira, até mesmo pelo bem da sua saúde.

Reflita sobre o que você está fazendo

Antes de mais nada, sair do seu emprego atual para procurar outro em uma nova área que você não tem a mesma experiência é uma tarefa complicada e que ditará um novo percurso na sua vida profissional. Portanto, desde já, reflita bastante sobre o que você está fazendo, pois sua vida mudará. Talvez não tenha mais como voltar.

Por esse ângulo, é primordial entender suas principais motivações e o que você busca em uma nova carreira. Assim, certifique-se de ter certeza do que você gostaria que fosse diferente em uma nova carreira.

Sinais de que você deveria considerar mudar de carreira

Alguns pontos principais devem ser ressaltados e levados em consideração. Primeiramente, se você está se sentindo desanimado com o seu trabalho atual, este é um sinal vermelho. Sob o mesmo ponto de vista, a percepção de uma desvalorização da sua área de trabalho ao longo de anos também é um fator a ser observado.

Acima de tudo, a sua saúde mental não deve ser deixada de lado. De nada adianta você receber um salário invejável para muitos e sua relação com o trabalho ser tóxica. Essa relação conturbada talvez não esteja deixando você aproveitar o seu salário ao máximo.

Decidiu trocar de carreira? Siga essas dicas antes

Supondo que você esteja determinado a trocar de área, é preciso seguir algumas estratégias de antecedência para garantir que essa transição seja certeira.

  • Pesquise novas áreas: sentir que o seu campo de atuação está sendo desvalorizado ao longo dos anos é um motivo válido para ponderar troca de área. Assim sendo, entenda quais setores ou funções combinam mais com seus interesses e habilidades. Nesse sentido, talvez seja interessante conversar com pessoas que estão atuando nessas áreas e pedir alguns conselhos.
  • Faça uma lista de prós e contras: a percepção de que nenhuma carreira é perfeita e que todas acompanham prós e contras é relevante, pois nossas expectativas para começar uma nova fase na vida são sempre grandes. Com a criação de uma lista, a decisão final costuma ser mais certeira.
  • Autoconhecimento como diferencial: sob o mesmo ponto de vista da pesquisa das novas áreas, avalie o tipo de trabalho que lhe renderia mais satisfação. Trace um caminho que você deseja chegar, se o seu objetivo for o crescimento pessoal.

Por fim, vale também destacar que investir em uma formação adicional é uma dica indispensável para aqueles que desejam tornar o currículo ainda mais atraente. Procure fazer cursos e especializações para garantir que você esteja bem preparado e aberto para esse novo mundo profissional.




Voltar ao topo

Deixe um comentário