scorecardresearch ghost pixel



Atenção ao skincare! Marcas famosas possuem substância cancerígena em seus produtos

Segundo uma pesquisa realizada por um laboratório americano, diversas marcas famosas contam com uma substância cancerígena em seus produtos.



Muitos consumidores acreditam que pagar mais caro em produtos de beleza significa uma maior proteção e qualidade. Contudo, um laboratório dos Estados Unidos concluiu que uma substância química que causa câncer está presente em produtos de tratamento dermatológico de diversas marcas caras e famosas mundialmente.

Leia também: Polêmico! Aditivo essencial na fabricação de doces é proibido após risco de câncer

Segundo o estudo realizado pelo laboratório independente Valisure, altos níveis de benzeno forma encontrados em produtos de tratamento para acne das marcas Clinique (Estée Lauder), Clearasil (Reckitt Benckiser) e da Up & Up (Target). Além dos produtos dermatológicos, o benzeno foi encontrado também em um sabonete contra acne da Walgreens, o Proactiv e o PanOxyl. O creme de acne Equate Beauty (Walmart) também conta com alto nível de benzeno.

Diante a descoberta, o laboratório entrou com uma pedição para que o órgão regulador americano, o FDA, solicite um recall dos produtos listados. Além disso, o laboratório solicitou também uma investigação e revisão nas orientações à indústria.

Benzeno já foi encontrado em outros cosméticos

A substância carcinógena já foi encontrada em diversos cosméticos, como desinfectantes para mãos, shampoos a seco e protetores solares. A descoberta já causou o recall de produtos fabricados por grandes empresas no mercado, como a Johnson & Johnson e a Procter & Gamble, conhecida popularmente como P&G.

Contudo, o Valisure afirmou que a descoberta nos produtos para tratamento de acne foi “substancialmente diferente” dos casos anteriores. “O benzeno que encontramos em filtros solares e outros produtos de consumo eram impurezas que vieram de ingredientes contaminados; no entanto, o benzeno em produtos à base de peróxido de benzoíla estão vindo do próprio peróxido de benzoíla”, explicou David Light, co-fundador e presidente do Valisure.

Conforme apresentado nos testes do Valisure, alguns produtos analisados podem ter até 800 vezes a concentração limite estabelecida pela FDA para o benzeno. Com isso, os consumidores correm alto risco ao utilizarem os cosméticos em questão.

O que as empresas acusadas afirmaram?

Em nota divulgada, a Estée Lauder afirmou que o Clinique utiliza peróxido de benzoíla em um produto, que “é seguro para uso como pretendido”. Já a Reckitt afirmou que as conclusões do estudo “refletem cenários irreais e sem condições do mundo real”. A empresa complementou ainda afirmando que os produtos da Clearasil são seguros “quando utilizados e armazenados conforme as instruções de seus rótulos”.

Por fim, a Target e o Walmart não responderam às explicações solicitadas pela Reuters. A FDA ainda não respondeu à petição feita pelo laboratório Valisure.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário