O Score de Crédito é uma pontuação calculada conforme o comportamento financeiro dos consumidores brasileiros. As informações, fornecidas pelo Cadastro Positivo, são recolhidas para descobrir se o consumidor é ou não um bom pagador. Atualmente, o score pode ser calculado pelo SPC Brasil, Serasa, Quod, Boa Vista e TransUnion Brasil, conforme divulgado pelo Banco Central (BC).
Veja também: Score caiu mesmo sem ter dívida? 3 motivos são os principais culpados
Com a autorização do BC, essas empresas podem coletar informações dos brasileiros para determinar o score de cada um. Após o cálculo, as instituições financeiras podem consultar o score para decidir se liberam ou não o crédito solicitado. O score é medido de 0 a 100, sendo 100 a pontuação máxima e exemplar dos bons pagadores.
Em contrapartida, os consumidores que estão com dívidas abertas e possuem um mau histórico de pagamento, possuem o score baixo. Com isso, ele poderá ter dificuldade para conseguir serviços ligados ao crédito, como empréstimos e cartões. Contudo, o comportamento do consumidor no mercado financeiro não são as únicas informações a serem levadas em consideração durante o cálculo do score.
Como é calculado o Score de Crédito?
O método utilizado para o cálculo do score irá variar conforme a instituição responsável. No Serasa, 55% do score é calculado levando em consideração os pagamentos de contratos de crédito ativos ou finalizados nos últimos 12 meses. Outros 33% da pontuação é composta pelo registro de dívidas pagas ou pendentes, enquanto os 6% restantes são compostos por consultas ao CPF e tempo de relacionamento com o mercado de crédito.
No SPC Brasil, o score padrão é calculado da seguinte forma:
- 30% referentes ao histórico de negativações;
- 30% baseados no histórico de pagamentos de compromissos de crédito, energia e telefonia;
- 20% ligados ao histórico de contratação de crédito, telefonia e energia;
- 20% referentes ao histórico de solicitações de crédito.
Classificações do score
No Serasa, o consumidor que possui score entre 0 a 500 possui poucas chances de conseguir a oferta de crédito nas instituições bancárias. A partir de 501, as chances aumentam, ficando excelentes quando a pontuação está acima de 701 pontos. Já no Boa Vista, o score é considerado baixo com nota abaixo de 549. Para pontuação acima desse limite, a liberação de produtos ocorre de forma facilitada, com as melhores condições sendo ofertadas acima de 700 pontos.
Por fim, a classificação do SPC Brasil considera clientes de alto risco aqueles que possuem score de até 399. Já o médio risco é de pontuação entre 400 a 599, com o baixo risco sendo para clientes com score de até 600 pontos. A condição do cidadão só melhora com pontuações acima de 800.