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Score caiu mesmo sem ter dívida? 3 motivos são os principais culpados

Além de manter as contas em dia, outros fatores podem influenciar diretamente na pontuação do Serasa. Confira quais sãos!



O score do Serasa é um dos principais índices analisados pelas empresas de crédito na hora de liberar um serviço financeiro para os consumidores brasileiros. No entanto, ao contrário do que muitos acreditam, pagar as contas em dia não é o único ponto avaliado pelo Serasa na hora de determinar o score do cidadão.

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Alguns comportamentos financeiros ou contratação de serviços podem fazer com que o score do consumidor abaixe de forma temporária. Um dos exemplos é a contratação de um novo cartão de crédito, que mesmo significando uma oportunidade de organização financeira, o Serasa entende como uma nova chance de inadimplência.

Dessa forma, o score do consumidor pode sofrer uma retração temporária até que o seu comportamento com o novo produto financeiro seja compreendido. Com a pontualidade do pagamento das faturas, o score volta a subir gradativamente. Porém, esta não é a única justificativa para que o score esteja baixo.

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Foto: Shutterstock

 

1. Excesso de simulações de crédito

Realizar simulações de crédito de forma simultânea em diversas instituições financeiras pode acabar resultando em uma leve diminuição do score do consumidor. Segundo o sistema do Serasa, o comportamento do consumidor pode ser interpretado como uma necessidade urgente de crédito, seja por endividamento ou por questões que podem resultar em uma possível inadimplência futura. Em contrapartida, as simulações de crédito realizadas pelo Serasa Crédito não interferem na pontuação do Serasa Score.

2. Solicitação de empréstimo

Ao solicitar um empréstimo, assim como o cartão de crédito, o cidadão também poderá perceber uma diminuição em sua pontuação. O score diminui devido ao novo compromisso financeiro poder alterar a capacidade de crédito do cidadão. Contudo, caso as parcelas do empréstimo sejam quitadas em dia, o score do Serasa voltará a subir com o passar dos meses e do compromisso financeiro do consumidor.

3. Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo é uma ferramenta que registra o histórico dos pagamentos dos consumidores, utilizado como parâmetro para a determinação do Serasa Score. Contudo, não são todas as contas que estão registradas no cadastro. Geralmente, o sistema é formado por informações de pagamentos de faturas de cartão de crédito, contas de consumo (água e energia), além de parcelas de empréstimos e financiamentos.




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