Além de enfrentar altas temperaturas, os brasileiros deverão se preparar também para chuvas intensas nas próximas duas semanas. Segundo a previsão do tempo divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), são esperados volumes acima de 60 mm no centro-norte brasileiro e 70 mm em demais regiões.
Veja também: Calor escaldante vem aí! Brasileiros deverão preparar o ventilador para o calorão
Dessa forma, a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) com a combinação do calor e da alta umidade irá gerar chuvas intensas no centro-norte brasileiro até o dia 18 de março. Entre os dias 19 a 27 de março, as chuvas aumentam e passam a atingir maior parte do país. Na região Sul, as pancadas de chuva poderão acontecer no extremo sul do Rio Grande do Sul.
Já no Sudeste e no Centro-Oeste, são esperados baixos volumes de chuva, com exceção de áreas do Mato Grosso, Goiás e em Minas Gerais. As chuvas ficam mais fortes no Nordeste, podendo superar os 70 mm. Na região Norte, os acumulados serão superiores a 50 mm, com possibilidade de raios, trovoadas e rajadas de vento. No Norte, os estados mais afetados serão o Amazonas, Pará, Amapá, sul de Roraima e o norte de Tocantins.
Mesmo com chuvas, onda de calor atua no país
Apesar da previsão de chuvas em todo o país, uma nova onda de calor começou a atuar no Brasil nesta segunda-feira (11). Segundo o Inmet, as temperaturas máximas poderão ultrapassar os 36ºC em pontos do centro-sul brasileiro, devido à presença de uma massa de ar quente e seco. A previsão é de que o fenômeno permaneça, pelo menos, até o dia 15 de março.
Em Roraima e no centro-sul brasileiro, as temperaturas poderão ficar acima dos 36ºC nos próximos dias. Devido a esse fator, a onda de calor será ainda mais intensa em São Paulo, Mato Grosso do Sul e em partes da Região Sul. Na região Norte e no Centro-oeste, as temperaturas mínimas poderão ficar acima dos 27ºC.
Por fim, a previsão indica que o dia mais quente será em 17 de março, quando as temperaturas máximas podem chegar a valores próximos de 40ºC. Os estados mais afetados pelas altas temperaturas serão: São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná.