scorecardresearch ghost pixel



CNH Social 2024: 10.000 vagas para habilitação gratuita estão abertas; inscreva-se

Os beneficiários do programa CNH Social terão direito a todo o processo de habilitação de forma gratuita. Saiba como se inscrever!



A carteira de motorista é um dos documentos mais importantes para os brasileiros. Seja para conseguir maior liberdade na rotina ao adquirir um veículo ou para conseguir melhores ofertas de trabalho, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode fazer falta para grande parte da população.

Leia também: CNH EAR: quais os benefícios da carteira de motorista para profissionais?

Devido ao alto custo do processo de habilitação, muitas pessoas não conseguem ter o documento. Porém, o programa CNH Social visa auxiliar pessoas de baixa renda que queiram finalmente conseguir sua CNH. Pensando nisso, um estado brasileiro abriu as inscrições para o programa CNH Social nesta segunda-feira (11).

Segundo o governo estadual, 100% das taxas de emissão serão custeadas. No entanto, é necessário que os candidatos se enquadrem nos requisitos exigidos pelo programa. Assim, a expectativa é de que 10 mil pessoas consigam seus documentos por meio do CNH Social. A iniciativa está sendo tomada pelo governo do Mato Grosso.

Como se inscrever na CNH Social 2024?

As inscrições para o programa CNH Social devem ser realizadas por meio do site da Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania (Setasc), responsável pela avaliação das inscrições e seleção dos beneficiários. Após a escolha dos candidatos, a lista com o nome dos aprovados será encaminhada diretamente para o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Lá, os cidadãos conseguirão dar continuidade ao processo da CNH.

No entanto, o programa é disponibilizado para pessoas com mais de 18 anos, inscritas no CadÚnico. Além disso, é necessário saber ler e escrever, além de comprovar moradia em Mato Grosso há pelo menos um ano. No entanto, os cidadãos que já possuem um Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach) em aberto não poderão concorrer ao programa.

Vale ressaltar que o programa não conta vagas para renovação da CNH e nem emissão de documento definitivo. Por fim, os candidatos aprovados estão livres das despesas relacionadas ao processo de habilitação, como exame de avaliação psicológica e exame de aptidão física e mental. Além disso, haverá isenção também do exame teórico, prova prática e as demais taxas envolvidas no processo. Cada beneficiário terá direito a um reexame para cada uma das etapas ao longo do processo.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário