scorecardresearch ghost pixel



Como se diz o coletivo de camelo? Erro de português é um dos mais comuns

O coletivo de camelo esconde uma pegadinha que poucas pessoas sabem. Tire sua dúvida e aprenda de uma vez a forma correta desse substantivo.



Os camelos são animais nativos de áreas secas e desérticas da Ásia. A sua expectativa de vida reside entre 40 e 50 anos. Em um contexto religioso, o camelo é frequentemente mencionado na Bíblia, especialmente no Antigo Testamento. Eles costumam ser usados como meio de transporte e carga, assim como os cavalos. Sobretudo, o seu uso como transporte deve-se principalmente pelo fato deles poderem carregar grandes cargas e viajar longas distâncias sem precisar de água ou comida.

Veja também: Tem ou não tem acento? Eis a questão! Nestas 5 palavras, a resposta é sim

Embora muitos de nós nunca tenhamos encontrado um camelo pessoalmente, o nome desse animal pode causar confusões no português, especialmente por conta de seu coletivo. A resposta pode ser uma surpresa. Desde já, não se esqueça que o coletivo difere do plural.

Qual é o coletivo de camelo?

Para designar o coletivo de camelos, usamos a palavra cáfila. Cáfila, por sua vez, é oriundo do árabe “qafila”, que significa caravana. Esse termo é frequentemente empregado para descrever grupos de camelos usados para transporte de mercadorias ou pessoas ao longo de rotas comerciais nas regiões desérticas.

Outros exemplos de coletivos

Temos diversos exemplos de palavras que representam grupos de coisas ou seres que não usam necessariamente a radical do nome do animal. É o caso dos substantivos coletivos de diversos animais. Por exemplo, para apontar a existência de uma grande quantidade de peixes, usamos a palavra cardume. Ficou interessado? Veja mais exemplos:

  • Matilha: Refere-se ao coletivo de cães.
  • Bando: Por mais que esse termo seja geralmente usado para um grupo de aves, também pode ser aplicado para outros animais.
  • Alcateia: Termo usado para designar um bando ou grupo de lobos.
  • Rebanho: Palavra usada para indicar um grupo de ovelhas ou cabras.
  • Ninhada: Refere-se a um conjunto de filhotes nascidos de uma única gravidez, especialmente de mamíferos.
  • Colônia: É frequentemente usado para designar animais que vivem juntos em grandes grupos, como pinguins ou formigas.

É assim que percebemos que o português pode esconder muitas pegadinhas. Novamente, é importante lembrar que o termo coletivo de um substantivo difere de sua forma no plural. Assim, se um teste de português for solicitar o coletivo de camelo, a resposta esperada provavelmente será o termo explicado anteriormente.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário