scorecardresearch ghost pixel



Corra para a despensa: NÃO consuma estas 10 marcas de azeite

As marcas foram identificadas na operação Getsêmani, visando acabar com a comercialização de azeites adulterados.



Com o aumento considerável no preço dos azeites em todo o mundo, a prática de adulteração do produto se tornou mais frequente nas fábricas. Com isso, as empresas alteram a composição da substância, adicionando óleo no produto e o comercializando como azeite extravirgem. No entanto, visando acabar com a comercialização dos azeites adulterados, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) criou a operação Getsêmani.

Veja também: Azeite falsificado em supermercados: 3 dicas de ouro para não cair em cilada

Com ela, uma fábrica de azeite falsificado foi fechada em Saquarema, no Rio de Janeiro, no último dia 7 de março. Desta vez, o Mapa determinou, na última sexta-feira (15), que dez marcas de azeite sejam retiradas de comercialização no país. Segundo a medida anunciada pelo Ministério, as marcas devem ser retiradas do mercado pela comercialização de azeites adulterados.

Quais foram as marcas de azeite presentes na medida?

O Mapa afirmou que a decisão é um desdobramento da operação Getsêmani, que identificou o esquema ilícito de importação, adulteração e distribuição de azeites adulterados. Assim, as dez marcas que devem ser tiradas de circulação do mercado brasileiro são:

  1. Serra Morena;
  2. Az Azeite;
  3. Almazara;
  4. Terra de Óbidos (importado por Focus Comercial);
  5. Terra de Óbidos (importado por TRL Internacional);
  6. Escarpas das Oliveiras;
  7. Uberaba;
  8. Mezzano;
  9. Don Alejandro;
  10. Vicenzo.

Caso o consumidor possua um desses exemplares em cada, o ministério orienta que o produto não seja consumido e que a troca seja solicitada. A medida é garantida pelo Código de Defesa do Consumidor. Além disso, o Mapa afirma que os clientes devem comunicar o ministério por meio do Fala.BR, informando em qual local o azeite adulterado foi adquirido.

Como identificar um azeite adulterado nos mercados?

Devido às fábricas utilizarem as mesmas embalagens para envasilhar os azeites adulterados, os consumidores acabam sendo facilmente enganados. No entanto, o Mapa divulgou algumas dicas que podem ajudar na hora de comprar um azeite, evitando pagar caro por um produto de má qualidade.

O primeiro ponto é desconfiar de azeites que estejam com preços muito acessíveis, com valores muito abaixo da média do mercado. Além disso, fique atento à data de validade e aos ingredientes listados na lista do produto. Evite a compra de azeite a granel e opte por produtos que tenham data de envase mais recente. Por fim, confira a lista de marcas irregulares já apreendidas nas operações do Ministério, evitando a compra das mesmas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário