scorecardresearch ghost pixel



Esquece tudo o que lê? Gênios usam esta técnica para absorver conhecimento

Uma técnica de leitura específica está sendo associada com melhorias na memória e ao ajudar a absorver mais conteúdo. Conheça-a e veja dicas.



Por mais que nossa memória seja naturalmente boa, ainda assim podemos recorrer a técnicas que podem melhorar esse processo ainda mais. Afinal, quem não gosta de otimizar nossas habilidades?

Veja também: Quer ser chamado de gênio? Tenha os 4 hábitos que te deixarão mais inteligente

À vista disso, truques que seguem esse estilo podem ser recursos preciosos, supondo que os interessados tenham que armazenar uma grande quantidade de informações, seja para fins profissionais ou estudantis.

Leitura dinâmica: uma estratégia que pode ser ideal para sua memória

O truque é conhecido como leitura dinâmica ou leitura rápida. Em especial, trata-se de uma técnica pensada para otimizar a velocidade de leitura e a capacidade de compreensão do que é consumido, oferecendo uma abordagem ainda mais eficiente em comparação com o modelo tradicional.

Entre suas particularidades, a leitura dinâmica visa eliminar a subvocalização, que é a repetição de palavras em tom de voz mais baixo.

Ademais, a estratégia procura treinar os olhos para percorrerem grupos de palavras e não palavras individualmente. Em teoria, isso promove um movimento mais suave dos olhos ao decorrer da leitura. Como resultado, o praticante usufrui da otimização do tempo ao entender os contextos de forma mais rápida, pois ele está conseguindo ler mais palavras por minuto.

Para aqueles que adotam essa técnica, o aumento na velocidade de leitura não apenas economiza tempo, mas também permite mais oportunidades para revisões e um aprofundamento mais detalhado em conceitos específicos. Para quem é um estudante com pouco tempo disponível, o desenvolvimento dessa estratégia pode ser uma opção interessante.

Como praticar o exercício para a memória?

Primeiramente, como ressaltado, é preciso reduzir ou eliminar a subvocalização. Procure também evitar pronunciar palavras na sua mente. Você pode fazer isso conscientemente focando em visualizar ou reconhecer palavras sem a necessidade de escutá-las em sua mente.

Outra dica é a de treinar o movimento dos seus olhos. Através de treinos, faça com que eles se movimentam de forma mais eficiente, buscando focar em blocos de palavras em vez de ler palavra a palavra. Nesse sentido, talvez seja interessante um marcador para guiar seus olhos. Finalizando as dicas, procure evitar a leitura repetida de certas partes do texto, se possível.

Tenha um limite

Mesmo aumentando a velocidade da sua leitura, precisamos igualmente descansar os nossos olhos. Essa dica é especialmente importante para aqueles que fazem leem por meio de telas de computadores ou smartphones. Por esse ângulo, se possível, ative o filtro de luz azul para não sentir sua vista tão afetada, especialmente durante o período da noite.

Nessa perspectiva tecnológica, a ativação do filtro do seu celular pode ajudar você a dormir melhor, pois a exposição direta à luz azul suprime a produção da melatonina, o hormônio responsável por regular o sono. As pausas também fazem você relaxar, o que pode ser um facilitador para a sua memória.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário