Um novo pagamento aos aposentados e pensionistas do INSS será realizado nos próximos meses. Segundo um levantamento do Instituto Nacional do Seguro Social, mais de 33 milhões de beneficiários irão receber o adicional de R$ 1.412 em suas contas ainda neste ano. O valor será depositado em duas parcelas, definidas segundo o número final do cartão do benefício.
Leia também: INSS usará telemedicina para conceder auxílio-doença e aposentadoria por invalidez
O pagamento foi confirmado e liberado pelo presidente Lula e pelo ministro da Previdência, Carlos Lupi. O repasse extra de um salário mínimo é referente a antecipação do 13º salário do INSS. Dessa forma, os aposentados e pensionistas não precisarão aguardar até o final do ano para conseguirem realizar o saque, período comum para o pagamento do 13º salário aos trabalhadores CLT.
A antecipação do INSS ocorre há alguns anos, deixando os beneficiários ansiosos pelo calendário anual. Conforme o decreto liberado, a primeira parcela do benefício será pagam em abril, referente a 50% do valor. Já a segunda parcela, correspondente a outra metade do valor, será paga juntamente com o benefício do mês de maio.
Calendário do 13º do INSS para quem recebe até um salário mínimo
O calendário foi definido de acordo com o número final do benefício. Além disso, o INSS separou os repasses também conforme o valor do pagamento recebido pelo beneficiário. Dessa forma, aqueles que ganham benefícios de até um salário mínimo, receberão o pagamento nas seguintes datas:
- Final do benefício 1: 24 de abril;
- Final do benefício 2: 25 de abril;
- Final do benefício 3: 26 de abril;
- Final do benefício 4: 29 de abril;
- Final do benefício 5: 30 de abril;
- Final do benefício 6: 02 de maio;
- Final do benefício 7: 03 de maio;
- Final do benefício 8: 06 de maio;
- Final do benefício 9: 07 de maio;
- Final do benefício 0: 08 de maio.
Pagamentos para quem ganha acima do piso nacional
Já para quem recebe benefícios acima do valor do salário mínimo, os repasses serão feitos conforme o calendário:
- Final do benefício 1 e 6: 02 de maio;
- Final do benefício 2 e 7: 03 de maio;
- Final do benefício 3 e 8: 06 de maio;
- Final do benefício 4 e 9: 07 de maio;
- Final do benefício 5 e 0: 08 de maio.