scorecardresearch ghost pixel



INSS usará telemedicina para conceder auxílio-doença e aposentadoria por invalidez

Realização de perícias médicas via consulta on-line é uma das medidas do governo para reduzir a fila de espera por benefícios.



O Ministério da Previdência Social publicou uma portaria com medidas para reduzir a fila de espera da perícia médica. Uma delas é o uso de telemedicina para concessão de benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), como auxílio-doença, aposentadoria por incapacidade permanente e BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Leia mais: Saque-aniversário FGTS está disponível até o fim do mês para este grupo

O sistema institui perícias médicas por consulta online, que serão implantadas em agências da Previdência Social onde o atendimento presencial é considerado “como de difícil provimento de peritos médicos” e onde o tempo de espera é elevado. Além disso, os postos devem ter tecnologia que permita as consultas online.

Em fase de implantação, o novo sistema também poderá ser utilizado como um apoio à análise de documentos enviados pelo Atestmed. Hoje, o recurso para envio de atestados médicos pela internet não permite a concessão de benefícios que exigem perícia presencial, como a aposentadoria por invalidez.

Mais facilidade para os segurados

A medida é especialmente bem-vinda para os segurados que moram em locais de difícil acesso ou possuem dificuldades de locomoção, avaliam os especialistas. O atendimento pela internet deve reduzir não apenas a fila de espera no INSS, mas também as demandas na Justiça.

“A perícia médica precisa ser modernizada. Ela é hoje o grande entrave da Justiça, e um dos grandes temas é justamente o benefício por incapacidade”, diz a advogada Adriane Bramente, especialista em Previdência e representante do conselho consultivo do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário).

“É importante o avanço. Abrir possibilidades e melhorar a perícia médica para que se diminua a judicialização, porque todo mundo perde com essa perícia bastante precária”, acrescenta.

Porém, apesar de suprir uma necessidade e facilitar o processo de perícia, o INSS terá que ter cuidado para evitar fraudes. Em alguns casos, ainda poderá ser necessário o atendimento presencial.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário