scorecardresearch ghost pixel



Consignado do INSS fica mais barato em 2024; veja novas taxas de juros

Com as novas taxas, os aposentados e pensionistas do INSS conseguirão contratar crédito consignado com melhores condições.



Boa notícia para os aposentados e pensionistas do INSS que estão precisando de dinheiro! O crédito consignado para esse grupo ficou mais barato. Com o corte de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros, estabelecida em 11,25% ao ano, o limite para empréstimo com desconto em folha passou de 1,76% para 1,72%. Em relação ao cartão de crédito e cartão consignado, o índice máximo passou de 2,61% para 2,55% ao mês.

Veja também: Como bloquear ou desbloquear o empréstimo consignado do INSS?

Em contrapartida, os bancos se demonstraram contra a medida, afirmando um descompasso entre os juros cobrados no crédito consignado e a realidade do mercado financeiro. Com isso, a diminuição da taxa cobrada nas modalidades consignadas podem resultar em uma redução na oferta do crédito. Além disso, os bancos podem também descumprir a decisão de ofertar a modalidade.

Segundo informações do INSS, os bancos e as instituições financeiras poderão ofertar jutos menores do que os recomendados, porém não maiores. Conforme estabelecido pela regra atual, o segurado poderá comprometer até 45% do valor de seu benefício com o empréstimo. Desse total, 35% são destinados para empréstimo pessoal, 5% para cartão de benefício e 5% para cartão de crédito.

Novas taxas já estão em vigor em todo país

As novas taxas entraram em vigor em todo Brasil nesta segunda-feira (11). Contudo, os novos valores valem apenas para os novos contratos. Nesse caso, os empréstimos antigos deverão permanecer coma taxa de juros estabelecida no momento da contratação. No entanto, os beneficiários podem aderir à portabilidade do contrato.

Com essa medida, o aposentado ou pensionista poderá transferir a sua dívida para outro banco ou instituição financeira que oferte melhores taxas de juros. Para verificar as taxas do empréstimo, o beneficiário precisará acessar o site do Meu INSS, não sendo preciso realizar o login com usuário e senha.

Para isso, basta acessar o site e digitar “Taxas de Empréstimo Consignado” na lupa de pesquisa da página inicial. Em seguida, será aberta uma página com uma lista de bancos e os juros praticados por cada um deles. Ao rolar a página até o final e clicar em “Ver mais”, o usuário conseguirá ver novas opções. Caso o interesse seja em um banco específico, basta selecionar a opção “Pesquise por Instituição” no alto da página.




Voltar ao topo

Deixe um comentário