scorecardresearch ghost pixel



Gigantes que ninguém vê! 5 túneis subaquáticos que parece coisa de filme

Descubra algumas das maravilhas da engenharia produzidas pelos humanos. Os túneis subaquáticos impressionam pelo tamanho e complexidade.



A capacidade de criação humana é uma das principais características que definem e diferenciam nossa espécie das demais. Produzir máquinas que voam, realizar obras monumentais da engenharia e as invenções modernas são fascinantes. No entanto, há construções que podem ser ainda mais deslumbrantes, mas pouco conhecidas: os túneis subaquáticos pelo mundo.

Veja também: Top 10 cidades com aluguel mais barato do Brasil em 2024

Explorando as profundezas dos oceanos, encontramos proezas da engenharia moderna: os túneis subaquáticos. Essas estruturas são verdadeiras maravilhas, mas podem superar desafios geográficos e conectar regiões separadas por vastos corpos d’água.

Conheça 5 obras que desafiam a compreensão de muitas pessoas e mostram que a humanidade ainda tem muito a apreciar em suas produções. Você pode conhecer muitos feitos incríveis, mas se surpreenderá com esses túneis.

1 – Fehmarnbelt será um dos túneis subaquáticos

Foto: Reprodução

O túnel Fehmarnbelt conectará Dinamarca e Alemanha, estendendo-se por 18 km sob o Mar Báltico. Iniciadas em 2020, mas previstas para 2029, as obras utilizam 89 segmentos de concreto interconectados. Cada um com dimensões impressionantes: 217 metros de comprimento, 42 metros de largura e 9 metros de altura.

Será o túnel rodoviário e ferroviário submerso mais longo já construído, mas não será o único.

2 – Eurotúnel

Foto: Shutterstock.

O Eurotúnel, atravessando o Canal da Mancha entre Folkestone, Inglaterra, e Coquelles, França, é a mais longa passagem submersa do mundo. Ele conta com 50,5 km de extensão, mas desse total 37,9 km estão sob o mar.

Com três seções paralelas, oferece vias para trens de passageiros, carga e um túnel de serviço. Iniciado em 1878, levou 116 anos para ser concluído, mas foi inaugurado oficialmente em 1994.

3 – Túneis subaquáticos – Santos-Guarujá:

Foto: Reprodução

O futuro túnel Santos-Guarujá, no Brasil, projetado há um século, mas previsto para iniciar a construção em 2025, é um destaque.

Com 860 metros de comprimento submersos e profundidade média de 21 metros, será o primeiro na América Latina a incluir vias para carros, VLT, ciclistas e pedestres. Nesse sentido, reduzirá o tempo de travessia de 2 horas para menos de 2 minutos de carro. É um dos túneis mais impressionantes pelo mundo, mas que estará no Brasil.

4 – Itajaí-Navegantes

Foto: Reprodução

Mas existirão dois túneis subaquáticos no Brasil? Possivelmente sim. O túnel Itajaí-Navegantes, em Santa Catarina, Brasil, terá 300 metros de estrutura submersa, proporcionando passagem para pedestres, ciclistas e três pistas em cada sentido, uma delas exclusiva para o BRT.

A construção modular submersa representa um avanço significativo na infraestrutura regional, mas tem previsão de 5 anos para conclusão.

5 – Túneis subaquáticos: Santa Fé

Foto: Reprodução

O túnel subfluvial Santa Fé, na Argentina, cruza o Rio Paraná, sendo o primeiro túnel submerso da América Latina. Com 2400 metros de comprimento, é um marco na engenharia sul-americana. Ademais, esse túnel inaugurado em 1969 para atender às necessidades de mobilidade e comércio na região.

Esses túneis subaquáticos não apenas superam obstáculos geográficos, mas também prometem melhorar a conectividade e mobilidade em suas regiões. Por isso, acabam marcando conquistas notáveis na engenharia e na infraestrutura.

À medida que essas obras avançam, antecipamos os benefícios significativos que trarão para as comunidades locais e as economias envolvidas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário