Certamente, alguém já deve ter lhe dado uma dica muito simples para resolver um problema comum: jogar sal no vaso sanitário. Esse ato pode resolver dois problemas de uma vez só, sendo que são ambos motivos de grandes dores de cabeça.
Veja também: 6 tipos de alimentos que não devem ir na Air Fryer ou será tarde demais
O primeiro, se concentra na questão do entupimento do vaso sanitário. Nesse sentido, o sal de cozinha seria um ingrediente capaz de desobstruir o encanamento e liberar o fluxo de água parado.
Já o segundo fator de alívio diz respeito ao mau cheiro crônico que algumas casas enfrentam. O sal de cozinha no vaso sanitário funcionaria como uma espécie de agente “limpador” da tubulação.
Mas será que essas soluções funcionam? Vale a pena entender, pois também existe um jeito certo de aplicar as soluções.
Sal no vaso sanitário ajuda de verdade ou não?
O sódio presente no sal de cozinha conta com propriedades interessantes, as quais ajudam no processo de desentupimento e limpeza; tais como:
- Ele funciona como solvente e oxidante, acelerando o processo de “deterioração” de compostos orgânicos;
- Mesmo jogando o sal no vaso sanitário, ele é um absorvente de umidade, ajudando a “desgrudar” sujeiras;
- Age como bactericida natural.
Por isso, o sal acaba agindo de duas maneiras ao ser colocado no vaso sanitário: a primeira é oxidando, solvendo e desobstruindo a sujeira do encanamento. A segunda é fundamental para eliminar o mau cheiro, já que elimina as bactérias que provocam o fedor insuportável.
O jeito certo de usar o ingrediente
No entanto, é preciso destacar que o sal de cozinha precisa de tempo para agir da maneira correta. Isso quer dizer que não adianta despejar um pacote de sal no vaso sanitário e esperar que, imediatamente, ele ative todas as suas funções.
Coloque uma xícara de sal no vaso sanitário durante à noite e deixe agir por 12 horas antes de liberar a descarga. Repita esse processo diariamente durante alguns dias para que ele previna o problema.
Nesse sentido, o ingrediente funciona como um preventivo. Para tubulações que estão 100% obstruídas, é preciso contar com o auxílio de ferramentas e profissionais capazes de resolver o problema.