scorecardresearch ghost pixel



Milionário? Não é bem assim! 5 coisas que a classe média faz para parecer rica

Veja uma lista de quatro elementos, incluindo itens e serviços, que a classe média compra para aparentar riqueza. Entenda os riscos.



Em uma sociedade em que a impressão conta muito, algumas pessoas podem comprar itens que ultrapassam suas capacidades financeiras, simplesmente para causar uma boa impressão. No entanto, a longo prazo, esse comportamento consumista pode levar a dívidas significativas, principalmente para a classe média brasileira. Por sua vez, eles talvez ainda não tenham as condições necessárias para manter um padrão de vida tão elevado.

Veja também: Beleza interior existe: 5 hábitos que te tornam uma pessoa mais atraente

Assim sendo, é importante conhecer alguns dos itens que a classe média costuma comprar para causar boas impressões. Por mais que todos eles sejam desejáveis, eles precisam ser pensados seguindo uma gestão financeira forte para garantir uma vivência tranquila no presente e no futuro.

1. Smartphones de ponta

Primeiramente, vale destacar que todos queremos os melhores celulares possíveis, não é? A questão é que todo ano é lançado um modelo diferente com um preço ainda mais elevado. A rápida evolução tecnológica incentiva muitos a adquirir os principais modelos, mesmo que isso signifique gastar além das possibilidades atuais.

Em especial, para quem opta por fazer o seu parcelamento, serão muitos meses por um aparelho que pode não condizer com suas prioridades financeiras. Mesmo assim, os celulares de última geração são percebidos como itens de luxo em nossa sociedade, o que pode ser o principal motivo para o desejo ser tanto.

2. Roupas de luxo fazem sucesso com a classe média

O ato de estar trajado com alguma marca de luxo é frequentemente associado a um status social mais elevado. Evidentemente, por serem de luxo, elas são mais caras que as roupas tradicionais. Contudo, além do risco financeiro, a prática de comprar diversos produtos nessa categoria pode oferecer pouco ou nenhum retorno na vida pessoal da pessoa.

3. Classe média e os cartões de crédito

Por um lado, os cartões de crédito oferecem a possibilidade de dividir o pagamento de itens mais caros em diversas prestações, o que de fato é atraente para muitos. Essa flexibilidade permite aos consumidores pagar bens e serviços que talvez não seriam possíveis se não fosse pelo parcelamento.

No entanto, essa mesma facilidade pode levar ao endividamento. Afinal, não temos certeza sobre a estabilidade do nosso emprego. Não ter a garantia de que você estará trabalhando ao final das parcelas caras é um elemento de risco. Então, evite ao máximo dever para o banco e não seja atingido pelas taxas abusivas cobradas por eles.

4. Viagens e experiência de luxo

As redes sociais também desempenham um papel primordial nas impressões que os outros podem ter sobre nós. Adicionar diversas fotos de destinos de luxo em nossas redes sociais, por mais que não seja nossa intenção, pode causar uma impressão positiva para aqueles que estão visitando o perfil pela primeira vez. A impressão que causa é que a pessoa vive um estilo de vida próspero e emocionante.

5. Gestão financeira é essencial para todos, não só para a classe média

Não existe nada de errado em praticar alguns dos hábitos acima desde que eles estejam conforme nossas realidades financeiras. Acima de tudo, as finanças da casa e da família devem vir em primeiro lugar. Caso no final do ano você perceba que existe a possibilidade de comprar ou viver um pouco dessa realidade, aproveite! A maior questão aqui é sobre o consumo em excesso sem a certeza do mantimento desse estilo de vida.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário