O café solúvel é uma das formas mais rápida e prática de conseguir um bom cafézinho para quem não tem uma máquina de expresso em casa. Ao adicionar uma colher do café em uma xícara de água quente, basta apenas misturar para ter um café quentinho. No entanto, é necessário que os consumidores estejam atentos a alguns detalhes sobre o café solúvel antes de optar em escolher uma das opções disponíveis no mercado na hora das compras.
Leia também: Seu café não será o mesmo: estudo ensina truque para deixá-lo mais saboroso
Um dos principais pontos a serem observados é o processo de fabricação do produto. Os mais comuns são os de liofilização e o de secagem por spray. No primeiro método, o sabor original do café é preservado, garantindo um produto de qualidade superior, porém também com um preço mais alto. Já na secagem por spray, o método é mais econômico, podendo resultar em um café mais ácido.
Características do café solúvel
Muitos consumidores não analisam, mas a origem e a classificação do café solúvel irá impactar diretamente no sabor do produto adquirido. O local de cultivo no café poderá resultar em sabores diferenciados, devido à influência do solo, do clima e dos métodos de cultivo. Assim, os cafés da América Latina podem possuir sabores diferentes dos cafés produzidos na África.
Além disso, a torra do café também influencia no sabor final do produto. Enquanto os cafés de torra clara possuem sabor mais suave e alta acidez, os cafés de torra média escura possuem o amargor mais acentuado. Outro ponto a ser observado é a quantidade de cafeína presente no café solúvel, que poderá variar de acordo com a marca e com o tipo de café escolhido.
Contudo, o café solúvel é disponibilizado também nas versões descafeinadas. Par aqueles consumidores que estejam precisando diminuir a quantidade de cafeína ingerida no dia, as opções descafeinadas ofertam o sabor da bebida, porém sem o efeito estimulante do café tradicional. Assim, é necessário manter a atenção nas informações da embalagem para não comprar o tipo errado.