Uma das épocas comemorativas mais esperadas pelos brasileiros está chegando. Com a aproximação da Páscoa, muitos trabalhadores começam a se questionar se a Sexta-feira Santa também é considerada feriado. Neste ano, a Semana Santa se inicia no dia 24 de março, com o Domingo de Ramos. Além dele, outras datas importantes para a semana é a Sexta-Feira da Paixão, considerada para os católicos como o dia em que Jesus Cristo foi crucificado.
Veja também: Governo adia restrição do trabalho aos feriados por mais 90 dias
Por ser uma das datas mais sagradas do calendário cristão, a Sexta-feira Santa é representada pela reconstituição liturgia da Via Crucis, retratando o caminho que Jesus percorreu até sua crucificação. Para prestar homenagem, este é o único dia do ano em que não são celebradas missas em todo o mundo.
Assim, as igrejas realizam celebrações solenes, nas quais são relembrados momentos cruciais da paixão e morte de Cristo. Por outro lado, diversos fiéis participam da Via Sacra, andando em locais que representam diferentes momentos do caminho de Jesus.
Afinal, Sexta-feira da Paixão é feriado?
Segundo o calendário oficial de feriados no Brasil, a Sexta-Feira da Paixão é classificada como feriado nacional. Em 2024, a data será celebrada no dia 29 de março. Devido a sua relação com o sol, as celebrações cristãs, como carnaval e páscoa, não ocorrem em datas fixas. Dessa forma, as datas são definidas de acordo com o equinócio, momento em que o sol incide sobre a linha do Equador.
Devido a esse fator, há um dia em que o período do dia e o período da noite possuem a mesma duração. Esse fenômeno marca também o início do outono e da primavera. Ao longo da Semana Santa, o único dia considerado feriado é a Sexta-Feira da Paixão. No entanto, alguns estados consideram a quinta-feira como ponto facultativo, havendo liberação dos servidores públicos e dos trabalhadores de empresas que optam por ele.
Quais os próximos feriados em 2024?
Conforme determinado pelo Governo Federal, os próximos feriados nacionais são:
- 7 de abril (sexta-feira): Paixão de Cristo;
- 21 de abril (sexta-feira): Tiradentes;
- 1º de maio (segunda-feira): Dia do Trabalho;
- 7 de setembro (quinta-feira): Independência do Brasil;
- 12 de outubro (quinta-feira): Nossa Senhora Aparecida;
- 2 de novembro (quinta-feira): Dia de Finados;
- 15 de novembro (quarta-feira): Proclamação da República;
- 25 de dezembro (segunda-feira): Natal.