scorecardresearch ghost pixel



Pix está zerando sua conta? Saiba como nunca mais ficar sem dinheiro

Estratégias simples podem ajudar o cidadão a manter as finanças equilibradas e deixar a conta bancária sempre no azul.



A situação econômica do país não está das melhores, e por isso é importante manter as finanças equilibradas para não acabar endividado e com o nome negativado. Desde a criação do Pix, ficou bem mais prático realizar um pagamento instantâneo, mas nem sempre essa é a melhor estratégia para quem quer manter dinheiro na conta.

Leia mais: Governo altera cesta básica para incluir itens mais saudáveis

Se você deseja estar com a conta bancária sempre no azul e ter um dinheirinho com o qual pode contar, precisa começar a se planejar financeiramente. Para te auxiliar nessa missão, selecionamos quatro dicas básicas, mas muito eficientes.

Não compre por impulso ou status

Cair na tentação de comprar um produto por impulso ou simplesmente para manter o status é uma besteira comum que pega muita gente. Antes de confirmar qualquer transação, é fundamental pensar se ela é realmente necessária ou se vem de um desejo impulsivo, como impressionar outra pessoa.

Foque em suas reais necessidades e evite gastos desnecessários para não comprometer seu orçamento e ficar sem recursos para usar com o que de fato importa.

Desinstale os aplicativos de delivery

Uma das facilidades do mundo moderno são os aplicativos de delivery, especialmente os de comida. No fim do mês, esses pedidos recorrentes se tornam uma bola de neve de gastos, principalmente porque existem taxas adicionais cobradas pela ferramenta.

A dica é desinstalar os apps e criar limites para o delivery. Estabeleça uma quantidade de vezes no mês para fazer os pedidos e, de preferência, solicite a entrega diretamente ao estabelecimento para evitar taxas excessivas.

Poupe para investir

A regra é clara: uma parte do seu dinheiro deve ser reservada para investir, mesmo que seja em opções de baixo risco, como CDBs ou até a tradicional poupança. Dessa forma, você cria uma proteção financeira para o futuro e ainda protege os valores da variação inflacionária.

Crie metas financeiras

A última dica é estabelecer com clareza onde você quer chegar. Criar metas financeiras ajuda a manter os gastos nos trilhos e acelera a realização desses objetivos, sejam eles comprar uma casa, fazer uma viagem ou até construir uma reserva de emergência.

Trabalhe com metas realistas e tenha foco ao tentar atingi-las. Todas essas dicas te ajudam a manter dinheiro na conta e garantir uma vida financeira mais saudável, segura e equilibrada.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário