scorecardresearch ghost pixel



Prepare o passaporte! 43 sobrenomes confirmam que seus antepassados podem ser portugueses

Veja alguns dos sobrenomes de origem portuguesa mais comuns em terras nacionais para quem deseja obter cidadania estrangeira.



Que o Brasil é um dos países mais diversificados do mundo, não é nenhum segredo. Afinal, fomos colônia portuguesa de 1500 a 1822. Foi durante o século XIX (19) que o nosso país recebeu a maior entrada de imigrantes espontâneos, principalmente de portugueses, italianos, alemães e povos de países árabes, trazendo sobrenomes de seus locais. Nos séculos seguintes, o Brasil começou a receber mais imigrantes latino-americanos, africanos e asiáticos.

Veja também: Sangue europeu! 11 sobrenomes confirmam que seu DNA veio da Espanha

Grande parte da população herdou dos imigrantes os sobrenomes e pode ser do interesse deles obter a cidadania a partir do sobrenome atual. Em Portugal, por ser um país europeu com o mesmo idioma, os brasileiros tendem a acreditar que a adaptação é menos complicada em comparação com outros países da região.

Sobretudo, a obtenção da cidadania é um grande facilitador para quem quer morar lá. Conheça alguns dos sobrenomes que indicam ascendência portuguesa. Desde já, vale ressaltar que só ter o sobrenome não garante nenhuma cidadania.

Sobrenomes de origem portuguesa comuns no Brasil

Caso você tenha alguns desses sobrenomes, você tem sangue português.

  1. Silva
  2. Nascimento
  3. Miranda
  4. Martins
  5. Machado
  6. Santos
  7. Teixeira
  8. Ribeiro
  9. Dias
  10. Barbosa
  11. Melo
  12. Almeida
  13. Carvalho
  14. Monteiro
  15. Andrade
  16. Lima
  17. Correia
  18. Pereira
  19. Sousa
  20. Moreira
  21. Mendes
  22. Vieira
  23. Soares
  24. Oliveira
  25. Rocha
  26. Alves
  27. Nunes
  28. Cardoso
  29. Ramos
  30. Gomes
  31. Gonçalves
  32. Reis
  33. Domingues
  34. Campos
  35. Ferreira
  36. Azevedo
  37. Moura
  38. Costa
  39. Fonseca
  40. Castro
  41. Abreu
  42. Cunha
  43. Freitas.

Como obter cidadania estrangeira?

Acima de tudo, vale destacar que a obtenção de uma cidadania pode variar conforme o país que você deseja. Ou seja, as exigências podem variar. Em Portugal, o sistema é jus sanguinis. Ou seja, trata-se de uma expressão derivada do latim que significa “direito de sangue”. Em especial, ela garante ao indivíduo o direito à cidadania de um país por meio de sua ascendência. É baseada na descendência direta e não pelo sobrenome.

Em outras palavras, para que você consiga obter sua cidadania portuguesa, é preciso comprovar que você é descendente direto de um cidadão português. Nesse sentido, é preciso também cumprir o critério documentalmente. Quanto mais informações você tiver de um antepassado, mais fácil será comprovar a sua descendência.

Existem profissionais que trabalham justamente na busca por documentos antigos para facilitar a cidadania estrangeira. Enfim, eles podem ser contactados para facilitar seu desejo de morar fora ou de usufruir dos direitos de uma cidadania de fora.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário