scorecardresearch ghost pixel



Profecia existe? Como seu nome pode influenciar sua carreira e seu futuro

Entenda o que são aptônimos. Saiba como esses nomes podem influenciar as escolhas e o humor das pessoas. Confira com mais detalhes.



Você sabia? Os aptônimos referem-se a nomes próprios que possuem uma relação direta ou significativa com as características, ou ocupações das pessoas que os carregam. Sobretudo, eles são diferentes dos apelidos e dos nomes comuns.

Veja também: Quer ser chamado de gênio? Tenha os 4 hábitos que te deixarão mais inteligente

Na verdade, os aptônimos destacam-se por sua conexão intrínseca com a natureza, profissão, habilidades ou características físicas dos indivíduos que os possuem. Saiba o que mais eles podem dizer.

Nomes e personalidade: coincidências?

Assim sendo, essa coincidência entre o nome e a personalidade muitas vezes resulta em situações curiosas e irônicas, adicionando uma dimensão peculiar à relação entre o nome e a identidade da pessoa.

Exemplos de nomes apropriados

Nesse sentido, algumas pessoas têm nomes que parecem feitos sob medida para suas profissões e existem vários exemplos pelo mundo afora. Um deles é Frank Fish, um biólogo marinho que estuda os peixes.

Acaso ou atração inconsciente?

Outro é Carla Dove, uma especialista em penas de pássaros que trabalha no Museu Nacional de História Natural do Smithsonian. Dove significa “pomba” em inglês, e ela diz que recebe muitas ligações de pessoas que se surpreendem com seu nome.

Estudos sobre o efeito dos nomes

Mas será que essas coincidências são apenas acaso, ou há algo mais por trás delas? Segundo Brett Pelham, um professor de psicologia, há evidências de que as pessoas tendem a se sentir atraídas por profissões ou parceiros que de alguma forma se relacionam com seus nomes.

Autopercepção e escolhas pessoais

Ele conduziu estudos que mostraram que homens com sobrenomes que também são profissões, como “Carpenter” (carpinteiro), têm mais chances de seguir essas carreiras do que o esperado pela aleatoriedade.

Vantagens e desvantagens dos aptônimos

Pelham explica que isso pode ser um efeito da autopercepção, ou seja, a maneira como as pessoas se veem e se identificam. Ele diz que os nomes podem influenciar as escolhas das pessoas, mas não determinam seus destinos.

Nomes notáveis e humor

As pessoas com aptônimos, por sua vez, contam que suas vidas são cheias de situações divertidas e inusitadas devido aos seus nomes. Frank Fish diz que sempre causa uma reação de surpresa quando se apresenta em aquários. Carla Dove diz que seu nome é uma vantagem para ser lembrada em sua área de atuação.

Desse modo, ela brinca que, enquanto alguns cientistas precisam de feitos extraordinários para se destacarem, alguns nomes já são naturalmente notáveis. Portanto, esses casos mostram como, às vezes, um nome pode ser um sinal do futuro de alguém, ou pelo menos, uma fonte de curiosidade e humor.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário