scorecardresearch ghost pixel



Mais um para a conta! Dia da Consciência Negra agora é feriado nacional

Com o sancionamento do projeto de lei, brasileiros passam a contar com um novo feriado no mês de novembro. Ao todo são três.



Boa notícia para os brasileiros! O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quinta-feira (21), o projeto de lei que determina a criação de um novo feriado nacional. Em homenagem ao líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, o Dia da Consciência Negra passa a ser feriado em todo o Brasil.

Leia também: 9 feriados e 5 pontos facultativos: veja seu calendário de folgas em 2024

A data é celebrada no dia 20 de novembro. Além de marcar a morte de Zumbi dos Palmares, no século XVII, a data também é utilizada para aumentar a conscientização dos brasileiros a respeito da cultura negra e a luta pelo cumprimento de direitos da população negra no Brasil. Até então, a data já era considerada feriado regional em seis estados e em cerca de 1,2 mil cidades.

Dessa forma, os estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo, já contavam com o feriado do dia 20 de novembro em seus calendários regionais. A cidade de Boa Vista, em Roraima, também já possuia o Dia da Consciência Negra como feriado municipal. Com a nova lei, a data será comemorada em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.

Novembro terá três feriados nacionais

O sancionamento da lei faz com que o mês de novembro passe a contar com três feriados nacionais, sendo eles: Finados (2 de novembro), Proclamação da República (15 de novembro) e Dia da Consciência Negra (20 de novembro). O novo feriado nacional foi aprovado em lei pela Câmara e pelo Senado no último mês, após a bancada negra da Câmara, recém-formada, apresentar o projeto.

No entanto, a movimentação para a constituição do feriado não se iniciou neste ano. Em 2011, o Congresso aprovou uma lei que institui o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra no dia 20 de novembro. O dia 20 foi escolhido por se tratar da data de falecimento do líder Zumbi dos Palmares. Contudo, na época, os parlamentares decidiram por não tornar a data um feriado nacional.




Voltar ao topo

Deixe um comentário