A nova onda de calor que atua no Brasil deve durar, pelo menos, até a próxima semana. Ao contrário do previsto inicialmente, a previsão do tempo indicou que as temperaturas acima da média poderão ser registradas até a próxima terça-feira (20). No entanto, o ápice do fenômeno acontecerá entre esta quinta (14) e sábado (16), fazendo com que os termômetros se aproximem dos 40ºC.
Leia também: Ar-condicionado, ventilador ou climatizador: qual dos 3 usar no calorão?
Dessa forma, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) manteve o alerta de perigo até o dia 15 de março. A medida foi tomada porque a previsão indica que cinco estados ficarão com temperaturas máximas 5ºC mais altas do que o esperado, sendo eles: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. O alerta foi emitido devido à persistência das altas temperaturas pelo período de três a cinco dias.
No entanto, os maiores aumentos serão registrados na zona sul e oeste do Mato Grosso do Sul, oeste do Rio Grande do Sul, extremo oeste do Paraná e extremo oeste de Santa Catarina. Segundo a previsão do tempo, as temperaturas nesses locais podem ficar até 8ºC acima da média esperada. Com isso, os termômetros podem chegar aos 40ºC nesta quarta-feira (13).
Quais as causas da nova onda de calor?
O fenômeno é formado quando as massas de ar quente e seco ficam mais fortes ao encontrar um bloqueio atmosférico. Com ele, as frentes frias tentam avançar, mas ao encontrar o bloqueio, acabam retornando ao oceano. Dessa forma, a massa de ar quente ganha força, provocando uma onda de calor.
Além disso, o El Niño também possui grande influência nesta terceira onda de calor que atinge o Brasil. Com ele, a atmosfera fica mais quente, aumentando as temperaturas máximas esperadas para as regiões. Somado a isso, as mudanças climáticas favorecem a formação de eventos climáticos extremos, como neste caso.
Por fim, a previsão do tempo indica que as ondas de calor poderão fazer os termômetros marcarem 36ºC em Porto Alegre, Campo Grande e em Cuiabá nesta quarta-feira (13). No entanto, a temperatura máxima mais alta esperada acontecerá em Boa Vista, onde os termômetros chegarão aos 38ºC.