scorecardresearch ghost pixel



Calor intenso e chuvas: Inmet revela como será o tempo no país nas próximas semanas

Além de lidar com as chuvas intensas, os brasileiros deverão se preparar também para temperaturas próximas aos 40ºC.



Além de enfrentar altas temperaturas, os brasileiros deverão se preparar também para chuvas intensas nas próximas duas semanas. Segundo a previsão do tempo divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), são esperados volumes acima de 60 mm no centro-norte brasileiro e 70 mm em demais regiões.

Veja também: Calor escaldante vem aí! Brasileiros deverão preparar o ventilador para o calorão

Dessa forma, a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) com a combinação do calor e da alta umidade irá gerar chuvas intensas no centro-norte brasileiro até o dia 18 de março. Entre os dias 19 a 27 de março, as chuvas aumentam e passam a atingir maior parte do país. Na região Sul, as pancadas de chuva poderão acontecer no extremo sul do Rio Grande do Sul.

Já no Sudeste e no Centro-Oeste, são esperados baixos volumes de chuva, com exceção de áreas do Mato Grosso, Goiás e em Minas Gerais. As chuvas ficam mais fortes no Nordeste, podendo superar os 70 mm. Na região Norte, os acumulados serão superiores a 50 mm, com possibilidade de raios, trovoadas e rajadas de vento. No Norte, os estados mais afetados serão o Amazonas, Pará, Amapá, sul de Roraima e o norte de Tocantins.

Onda de Calor
Imagem: Guenter Albers/Shutterstock

Mesmo com chuvas, onda de calor atua no país

Apesar da previsão de chuvas em todo o país, uma nova onda de calor começou a atuar no Brasil nesta segunda-feira (11). Segundo o Inmet, as temperaturas máximas poderão ultrapassar os 36ºC em pontos do centro-sul brasileiro, devido à presença de uma massa de ar quente e seco. A previsão é de que o fenômeno permaneça, pelo menos, até o dia 15 de março.

Em Roraima e no centro-sul brasileiro, as temperaturas poderão ficar acima dos 36ºC nos próximos dias. Devido a esse fator, a onda de calor será ainda mais intensa em São Paulo, Mato Grosso do Sul e em partes da Região Sul. Na região Norte e no Centro-oeste, as temperaturas mínimas poderão ficar acima dos 27ºC.

Por fim, a previsão indica que o dia mais quente será em 17 de março, quando as temperaturas máximas podem chegar a valores próximos de 40ºC. Os estados mais afetados pelas altas temperaturas serão: São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná.




Voltar ao topo

Deixe um comentário