scorecardresearch ghost pixel



Caixa estuda mudança em operações da Loteria e funcionários reclamam

Ainda em fase de estudos, a Caixa visa destinar parte das operações lotéricas a uma subsidiária. Contudo, funcionários se posicionam contra.



A Caixa Econômica Federal está sendo questionada por seus funcionários devido à possibilidade das operações lotéricas serem passadas para uma subsidiária, visto que a medida está sendo estudada pela instituição. No entanto, esse não é a primeiro governo que tenta privatizar as operações lotéricas.

Leia também: União entre Caixa e Correios promete facilitar a vida dos mais pobres

A primeira movimentação da Caixa ocorreu no dia 18 de março, ao enviar um documento para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmando ser contra as mudanças nas Loterias Caixa. “Solicitamos à Vossa Excelência que o Conselho de Administração do banco reveja a proposta de criação da subsidiária e que as loterias continuem exercendo seu importante papel social [e que a medida] seja retirada da pauta”, afirma o ofício.

Contudo, a cúpula da Caixa acredita que a mudança seria positiva para os consumidores, visto que traria maior agilidade operacional e melhorias no setor tecnológico. Além disso, eles argumentam também que os sistemas digitais apresentam problemas constantemente, dificultando as operações em diversas áreas.

Foto: Reprodução

 

Loterias Caixa e investimentos no Social

Para defender o controle total da Caixa sobre as operações das Loterias, a presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT (Contraf-CUT), Juvandia Moreira, destacou a destinação de parte da arrecadação das lotéricas para os programas sociais e setores de seguridade.

“Esses valores chegam a programas como o Fies [Fundo de Financiamento Estudantil], então o estudante o brasileiro que está lá estudando ou tem seu filho no Fies está sendo beneficiado por essa arrecadação”, afirmou a presidente da Contraf-CUT.

No ano passado, as Loterias Caixa investiram 39,2% de todo o valor arrecadado na parte social. Dados mostram que a Loteria investiu cerca de R$ 9,2 bilhões em seguridade social, cultura, esporte, segurança e educação. Em 2023, os recursos investidos pelas Loterias Caixa ao setor social cresceu 2% em relação a 2022.

Desse total, o setor de seguridade recebeu 43% do valor total obtido no último ano. Já a área de segurança ficou com 26%. Em comparação aos investimentos realizados nos últimos anos, é possível notar um crescimento dos valores investidos pela Loterias Caixa na área social, ficando da seguinte forma:

  • 2016: 37,3% dos recursos destinados ao social;
  • 2018: 37,4% dos recursos destinados ao social;
  • 2020: 39,2% dos recursos destinados ao social;
  • 2022: 38,8% dos recursos destinados ao social;
  • 2023: 39,2% dos recursos destinados ao social.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário