scorecardresearch ghost pixel



Pesquisa revela hábito surpreendente de quem é rico, mas perigoso de seguir

Entenda o que uma pesquisa tem a dizer sobre o planejamento financeiro de alguns ricos. Confira alguns destaques desse levantamento.



Almejar a riqueza implica na adoção de diversas práticas consideradas obrigatórias para alcançar tal condição financeira. Entre os hábitos essenciais, figura o planejamento financeiro. Em especial, esse aspecto foi alvo de uma pesquisa recente.

Veja também: 3 ensinamentos de ouro sobre dinheiro que deveria ser passado de pai para filho

Os dados a seguir estão em conformidade com uma pesquisa apelidada de Itaú Personnalité: brasileiros e a alta renda, conduzida pelo Instituto Locomotivo, no último trimestre do ano de 2023. As informações, por sua vez, são do site Inteligência Financeira. Confira alguns destaques.

Detalhes da pesquisa

Antes de mais nada, é importante conhecer os detalhes da pesquisa. Participaram 1.216 pessoas, todos adultos com rendimentos mensais individuais a partir de R$ 10 mil.

Particularmente, o estudo visou entender a relação dessa fatia da população brasileira com o dinheiro. Nesse sentido, foram listadas algumas preocupações referentes ao bem-estar financeiro, investimentos e planos para o futuro.

Qual é a preocupação das pessoas ricas?

Primeiramente, 80% dos envolvidos expressaram otimismo em relação à própria situação financeira. Sobretudo, esse sentimento é ainda mais presente entre os jovens (94%) em comparação com os adultos acima dos 50 anos (70%).

Em contrapartida, o receio de perder renda ou patrimônio também marca presença entre os envolvidos com a pesquisa. Principalmente, o medo provém de crises econômicas (68%), golpes digitais (71%) e investimentos equivocados (59%).

77% dos entrevistados disseram conhecer o suficiente para conseguir tomar decisões sobre o futuro financeiro. Entretanto, a poupança continua figurando como uma alternativa mais comum para uma grande quantidade deles.

Pessoas ricas
Foto: Shutterstock

Disciplina entre os ricos escutados

Comportamentos como controle de ganhos, reserva para emergências, aposentadoria, metas de longo prazo e a não inadimplência foram empregados como parâmetros para medir a disciplina das pessoas escutadas pela pesquisa.

Em seus resultados, apenas 20% das pessoas envolvidas com a pesquisa disseram ter toda essa disciplina. Ou seja, uma porcentagem considerável não se planeja como pessoas com menos recursos, o que pode ser arriscado.

Pessoas ricas e investimentos

Justamente, os investimentos são percebidos como um dos caminhos para a riqueza. Quem está iniciando nessa área frequentemente busca compreender as estratégias de investimento adotadas pelos mais ricos.

No entanto, a pesquisa demonstra que, embora as pessoas de alta renda possuam um vasto conhecimento financeiro, elas mantêm cautela na gestão de seus recursos.

Adicionalmente, é citado que o medo de errar nos investimentos faz com que essas pessoas optem por investimentos mais seguros. Assim sendo, 51% preferem investimentos em renda fixa, enquanto 39% mantêm recursos na poupança.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário