scorecardresearch ghost pixel



Alerta! Atualização do Android pode roubar os dados bancários do seu celular

Seu dispositivo corre perigo e talvez você nem saiba. Veja o que fazer para se proteger.



Os benefícios da era digital não vieram sozinhos: acompanhando-os, estão os programas usados por criminosos para a aplicação de golpes. Recentemente, um novo alerta de malware tem preocupado os especialistas em tecnologia, pois ele se disfarça de falsas atualizações do Google Chrome e rouba os dados bancários das vítimas que utilizam celular Android.

Segundo a empresa de segurança ThreatFabric, o malware conhecido como “Brokenwell” é uma ameaça grave aos usuários de celulares com sistema operacional Android. Ele é capaz de acessar aplicativos bancários e espionar o celular da vítima, tudo de forma remota, ou seja, a quilômetros de distância.

Novo malware engana usuários para roubar dados

O malware Brokewell funciona enganando os usuários ao se passar por uma atualização do Google Chrome. Sua atuação é tão perfeita que ele adota até o mesmo design visual para mascarar suas verdadeiras intenções: o roubo de dados bancários.

Após ser instalado, o Brokewell se camufla como anúncio em aplicativos para se aproveitar de informações de login, cookies e até mesmo comandar ações dentro do dispositivo, como roubar dinheiro de contas bancárias.

Diante de tantas camadas complexas, o malware, tido como um dos mais avançados da atualidade, continua sendo aprimorado constantemente.

Foto: Suttipun/Shutterstock

Como se proteger do malware que rouba dados bancários

Para se proteger deste malware perigoso, especialistas em tecnologia recomendam que o usuário sempre verifique os downloads e atualizações do celular, se eles vêm de fontes confiáveis, como o Google Play.

Importante destacar que, em muitos casos, há diferenças gramaticais que denunciam que o aplicativo é falso. A mensagem autêntica do Google é a seguinte: “O navegador rápido e seguro projetado para você”. Enquanto isso, a versão falsa é mais curta e direta: “É necessária uma atualização”. Este é um sinal importante do golpe.

Por último, outra recomendação é ativar o Google Play Protect, ferramenta que verifica e protege o dispositivo contra softwares maliciosos. Para maior segurança, acesse as configurações do Google Play Protect no app do Google Play Store e vá à seção de perfil. Ative a opção “Verificar aplicativos com Play Protect” e você terá mais segurança no seu celular Android.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário