scorecardresearch ghost pixel



TV Box vira ‘zumbi’ com novo malware; saiba como evitar o prejuízo

Vírus detectado por empresa de segurança digital permite que o hacker assuma o controle do aparelho para realizar ataques.



Transformar qualquer aparelho de televisão em SmartTV ficou muito mais fácil desde a chegada das TV Box e sticks no Brasil. Porém, a necessidade de estar sempre ligado nos filmes e séries mais recentes pode deixar os usuários desses equipamentos na mira de cibercriminosos.

Leia mais: Existe uma ordem certa para carregar o celular e muita gente faz errado

A ESET, empresa especializada em detecção proativa de ameaças, descobriu um malware que atinge esse tipo de dispositivo, vírus espalhado principalmente por meio de aplicativos de streaming em sites. Segundo a empresa, mais de 2 mil ataques já foram registrados.

“A distribuição desta botnet ocorreu principalmente por meio de aplicativos de streaming em sites como Tele Latino, You Cine e Magis TV, entre outros. Esses aplicativos estão disponíveis não apenas para Android TV Boxes, mas também para muitos outros dispositivos, incluindo TV Sticks como os da Amazon ou Xiaomi”, explica Camilo Gutiérrez Amaya, chefe do Laboratório de Pesquisa da ESET na América Latina.

O que ocorre após a infecção da TV Box?

O especialista explica que o cibercriminoso consegue assumir o controle do aparelho infectado para realizar ataques distribuídos de negação de serviço (DDoS). É como se a TV Box virasse um “zumbi” a serviço do hacker.

“(…) Ou seja, usar cada um dos milhares de zumbis que conseguem infectar para enviar solicitações direcionadas a um mesmo destino e assim desabilitar os servidores de seu objetivo”, acrescenta Amaya.

Conforme relatório da ESET, hackers têm como foco a América Latina, sendo os principais alvos o Brasil (20%), o México (13%) e o Peru (11%). Muitas páginas que contêm o malware estão em espanhol, o que direciona o ataque.

Como se proteger do vírus

Para evitar ser vítima de um ataque como esse, a recomendação é sempre pesquisar sobre o aplicativo que pretende instalar, de preferência verificando os comentários em busca de alertas de outros usuários. Também é interessante utilizar senhas robustas e únicas para cada serviço, além de manter os sistemas atualizados.

Os especialistas também alertam que fazer root nos dispositivos pode fornecer vantagens aos cibercriminosos, então é preciso evitar o desbloqueio. Além disso, o usuário deve instalar uma solução de segurança confiável para detectar e eliminar ameaças, bem como ter cuidado ao atualizar o firmware.

*Com informações do portal Terra.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário