O ovo frito pode ser considerado um dos pratos brasileiros clássicos, ao lado do arroz com feijão. O que faz dele um sucesso entre a maioria está na simplicidade do preparo, associada ao sabor que ele promove no paladar. Além disso, é barato e muito nutritivo.
Mas como nada é perfeito, algum ponto negativo o ovo frito deveria ter: durante o preparo, costuma grudar na panela. Até mesmo cozinheiros experientes precisam de atenção na hora de fritar um ovo para garantir que ele fique saboroso, com a gema no ponto.
Esta é a dica valiosa para o ovo frito não grudar na panela
Quem decide se aventurar na cozinha deve estar preparado para tudo, inclusive para a difícil missão que é fritar ovo. Quando feito de forma errada, ele pode grudar na panela, queimar e o pior: a clara pode fritar enquanto a gema fica mole.
Embora aparente ser fácil, para evitar que a gema estoure e vaze pela panela, existe uma técnica para isso. Ela possibilita o ponto perfeito da gema, além de não deixar nenhum resíduo na frigideira.
Foto: Shutterstock
O primeiro passo de como fazer o ovo frito perfeito consiste em, antes de colocar o ovo na frigideira aquecida, quebrá-lo em um recipiente com muito cuidado. A recomendação é importante porque um manuseio mais suave fará com que o alimento frite instantaneamente, porém mantendo o formato da gema.
Na sequência, a preocupação deve ser para que o ovo frito não grude na panela. Se a frigideira não for antiaderente, é possível fazer um preparo caseiro para obter esse mesmo efeito. Para isso, basta adicionar um pouco de farinha de trigo no óleo quente e mexer até que se crie um tipo de “revestimento”.
A mistura é tão poderosa que evita que o ovo frito deslize pela frigideira e suje o utensílio. Além disso, não há chance de o alimento se desfazer na panela.