O governo federal lançou o programa Asas para Todos, oferecendo um curso gratuito de piloto comercial destinado a pessoas de baixa renda. Parte do projeto Pilotos do Semiárido, o curso será realizado em parceria com a Ufersa (Universidade Federal Rural do Semiárido). A iniciativa é liderada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e pelo Ministério da Infraestrutura.
O curso gratuito é uma oportunidade de aperfeiçoar as habilidades e conquistar a licença de piloto comercial (PCM), além de habilitações para voar em monomotor, multimotor, visuais e por instrumentos.
A iniciativa tem como foco a diversidade e inclusão, sendo que 10 das 20 vagas são destinadas a mulheres, promovendo a equidade de gênero na aviação.
É uma oportunidade para aprimorar os conhecimentos técnicos de inglês, parte do curso, e finalizar a formação em até 32 meses, incluindo quase 200 horas de voo prático no renomado Aeroporto Dix-Sept Rosado. A iniciativa é uma grande chance para aqueles que sonham em atuar na profissão, mas que não têm recursos para arcar com a formação.
Saiba quem pode se inscrever
Para participar do curso é preciso cumprir alguns requisitos, sendo eles:
- Ter 18 anos ou mais;
- Possuir CadÚnico atualizado;
- Ser brasileiro(a);
- Ter ensino superior completo ou em fase de conclusão (faltando até dois períodos);
- Estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (se homem);
- Não possuir licença de piloto de avião.
As inscrições seguem até 31 de maio. Os interessados devem se inscrever no site da Fundação Guimarães Duque e seguir as instruções fornecidas.
A seleção inicial avaliará aspectos sociais e acadêmicos, buscando identificar os 200 candidatos mais aptos, com preferência para que 50% sejam mulheres. Os selecionados realizarão o exame teórico de piloto privado de avião, custeado pelo programa.
Os 20 melhores no exame garantirão sua vaga no curso, com 80 candidatos na reserva. O curso será realizado presencialmente na sede da UFERSA em Mossoró (RN).