As moscas são insetos que podem gerar um certo desconforto em casa, principalmente quando estão em grande número. Felizmente, existe um truque antigo utilizado para expulsar esses seres do ambiente, inclusive da cozinha.
A boa notícia é que a dica é totalmente natural, e você não precisará recorrer a inseticidas e produtos químicos abrasivos para sua saúde. Além disso, o truque possibilita mudar o ambiente do seu lar e deixá-lo mais verde e bonito.
Truque para afastar as moscas de casa
As plantas têm poderes naturais capazes de resolver diversos tipos de problemas, seja de saúde ou questões envolvendo o lar. As moscas, por exemplo, odeiam uma espécie em especial, que as mantém a metros de distância.
A planta poderosa que espanta moscas é o manjericão, usado bastante em pizzas e molhos. Colocar um vasinho de manjericão na janela pode ser a solução para impedir a chegada desses pequenos invasores.
Por que as moscas detestam manjericão?
O manjericão, cujo nome científico é Ocimum basilicum, possui em sua composição óleos essenciais desagradáveis para os insetos. O cheiro forte que a planta exala atua como um repelente natural, afastando os insetos.
As moscas carregam em sua estrutura corporal dispositivos sensoriais de órgãos olfativos. Elas são extremamente sensíveis a odores. Dessa forma, o aroma que o manjericão exala evita a proximidade desses seres no ambiente onde está a planta.
Foto: Shutterstock
Manjericão não é a única planta repelente
Culturas de diversas partes do mundo utilizam o manjericão como forma de repelir moscas e outros tipos de insetos. Esse conhecimento foi transmitido através dos séculos e perdura até os dias atuais.
Mas o manjericão não é a única planta repelente que existe. Outras espécies também contam com propriedades que afastam moscas e insetos por meio de seu poder aromático. Algumas delas incluem: o capim-limão, o alecrim e a hortelã.
Por fim, a solução para acabar com as moscas também envolve outros cuidados, como manter o lixo da cozinha fechado, não deixar acumular louça, evitar que alimentos fiquem expostos, trocar com frequência a esponja e os panos de prato, além de manter o espaço dos pets sempre limpo e organizado.