Não durma com o ventilador ligado ou isso pode acontecer

Hábito que parece inofensivo esconde um problema ainda maior para a saúde. Veja o que fazer para evitar isso.



O ventilador, ao contrário do ar-condicionado, é mais utilizado pelos brasileiros. O motivo está no preço mais em conta e também no seu consumo, menor em comparação ao “vilão” da conta de luz. Porém, o que pode parecer uma boa alternativa para o calor, pode se transformar em um perigo para a saúde.

Leia mais: Ar-condicionado, ventilador ou climatizador: qual dos 3 usar no calorão?

O hábito de dormir com o ventilador ligado, apesar de inofensivo, pode agravar pessoas com doenças respiratórias pré-existentes. E a principal causa está no ressacamento nasal e da garganta em razão do constante fluxo de ar emitido pelo aparelho.

Cuidado ao dormir com o ventilador ligado

Em entrevista ao Estadão, Nadya Mambelli, coordenadora do curso de Biomedicina da Faculdade Anhanguera, explica que o ventilador pode ser um verdadeiro inimigo para quem tem asma ou rinite, por exemplo.

Isso porque o vento remove a umidade natural das vias respiratórias, provocando coceira, irritação e facilitando a entrada de agentes infecciosos. Aqueles que possuem certas comorbidades podem ter os sintomas agravados com o uso do ventilador durante o sono.

Outro ponto importante está relacionado com a propagação de poeira e ácaros no ambiente, considerando que o ventilador, ao contrário do ar-condicionado, move poeira com mais facilidade e as espalha pelo ar. Isso torna o eletrodoméstico um grande fomentador de alergias e problemas respiratórias a quem é suscetível.

Ventilador
Foto: phungatanee/Shutterstock

Ventilador ligado à noite: faça isso!

Segundo Mambelli, o mais recomendado para o uso a noite durante o sono são umidificadores de ar, pois eles não ressecam as mucosas e evitam os problemas respiratórios. Optar por roupas mais frescas e adequadas para o sono também contribui na batalha contra o calor.

Mas se o ventilador ainda for a única alternativa para conseguir dormir a noite em razão do calorão, a biomédica recomenda que o aparelho esteja sempre limpo e livre de poeira. Combiná-lo com o umidificador pode ser uma excelente alternativa para quem quer desfrutar de noites tranquilas, mas preservando a saúde respiratória.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário