É comum sentir o carregador do celular esquentando durante o uso, e isso acontece por um motivo: a conversão de energia elétrica. Mas, quando isso começa a ser preocupante? Saiba identificar a diferença entre o aquecimento moderado e as situações que indicam algum risco.
Nas tomadas, encontramos correntes alternadas que podem ter voltagens de 110 ou 220 volts. Já os celulares precisam de corrente contínua de apenas 5 volts para serem carregados. Essa conversão gera calor como resultado da dissipação do excesso de energia.
O aquecimento moderado do carregador é normal e não representa perigo. No entanto, se o carregador estiver muito quente ao ponto de ser desconfortável ao tocar no aparelho, ou até mesmo se emitir algum cheiro de queimado, é importante tomar medidas para evitar danos ao celular e à bateria.
Cuidados com o carregador de celular
Muitas pessoas têm o costume de usar o carregador de celular sem ter os devidos cuidados. Isso inclui, por exemplo, seguir algumas rotinas que você vai conferir agora:
Mantenha as conexões limpas: poeira e sujeira no carregador e no cabo podem dificultar a dissipação de calor e aumentar o risco de superaquecimento.
Utilize carregadores originais ou de marcas confiáveis: os genéricos podem ter menor eficiência na conversão de energia, gerando mais calor e representando risco de curto-circuito.
Garanta que o carregador esteja em um local ventilado: evite usar o carregador em ambientes abafados ou em cima de tapetes e cobertores, pois isso pode dificultar a circulação de ar e aumentar o acúmulo de calor.
Evite usar o celular enquanto ele estiver carregando: esse descuido aumenta o consumo de energia e pode gerar ainda mais calor, sobrecarregando o carregador e a bateria.
Se mesmo depois de todas essas dicas notar que o aquecimento do carregador segue acima do normal, procure uma assistência técnica e evite o uso do mesmo carregador, pois isso pode prejudicar a bateria do seu aparelho.