O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) anunciou que haverá uma queda nas temperaturas em certos lugares do Brasil nos próximos dias, sobretudo no Rio Grande do Sul. Isso porque uma frente fria intensa se aproxima do estado com uma massa de ar polar que irá derrubar os termômetros.
Em se tratando da região Sul, a mudança começará a ser sentida nesta quarta-feira, 8, quando a temperatura abaixará bruscamente e começará a fazer frio. Os lugares onde ele será mais sentido incluem os municípios de Pelotas, Rio Grande e a área da Campanha, além da parte oeste do estado.
Os termômetros devem marcar entre 4ºC e 8ºC. A presença de chuvas também é esperada para o fim do dia. Na capital, Porto Alegre, a temperatura deve girar em torno dos 12ºC na quinta-feira, 9, marcando um dos dias mais frios do mês.
Foto: Shutterstock
Tempo frio e seco durante a semana
De acordo com especialistas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na maior parte do estado, o clima frio e seco deve dominar boa parte do território ao longo da semana. Contudo, os moradores da região devem ficar atentos às mudanças meteorológicas em caso de alterações no padrão climático.
A recomendação é acompanhar as últimas notícias a respeito do clima para não ser pego de surpresa. Confira como fica o clima da semana no Rio Grande do Sul:
Terça-feira, 7: chuvas volumosas e temporais, que podem ultrapassar 100 mm na parte sul do estado e na fronteira com o Uruguai. Ventos com rajadas acima de 70 km/h também são esperados.
Quarta-feira, 8: o clima fica frio e seco na área sul e oeste do estado em razão da entrada de um sistema de alta pressão. Temporais podem se espalhar pelo estado devido à frente fria.
Quinta-feira, 9: as temperaturas mínimas devem variar entre 4ºC e 8ºC nas áreas mais frias do Sudeste, Planalto e Serra. Também existe a possibilidade de chuva na parte norte do estado. O tempo frio e seco persistirá em boa parte da região.
Sexta-feira, 10: a instabilidade retorna no período da manhã e da tarde.
Fim de semana: tempo fica mais úmido e frio, com chances de chuvas mais intensas nas áreas norte e leste do estado. O início do tempo seco no sul está previsto para começar na segunda-feira, 13.