O tempo necessário para se aposentar no Brasil é um assunto que rende muita expectativa e dúvidas. Isso porque não existe uma resposta que sirva para todas as pessoas, já que a aposentadoria depende de diversos fatores, como idade, sexo, tempo de contribuição e tipo de benefício desejado. Apesar disso, veja quais são as regras básicas, segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Aposentar com tranquilidade exige planejamento e conhecimento das regras. Por isso, alguns detalhes servem como ponto de partida, mas pode ser necessário contar com a ajuda de um especialista em previdência para encontrar a melhor opção de aposentadoria, com base no seu histórico de trabalho.
Regras da aposentadoria
O INSS oferece ferramentas online para simular a aposentadoria. A ferramenta pode servir de estimativa do valor do seu benefício e do tempo necessário para se aposentar.
A dica é começar a planejar a aposentadoria o quanto antes, para ter a possibilidade de fazer as contribuições necessárias para garantir um melhor benefício.
No geral, as regras da aposentadoria no Brasil consideram alguns fatores, como:
Aposentadoria por Tempo de Contribuição
- Mulheres: é necessário ter contribuído por no mínimo 30 anos, independentemente da idade. A idade mínima para se aposentar nessa modalidade é de 48 anos.
- Homens: é necessário ter contribuído por no mínimo 35 anos e a idade mínima para se aposentar nessa modalidade é de 53 anos.
É importante considerar que se aposentar com o tempo mínimo de contribuição garante apenas 60% do valor total da aposentadoria. Para alcançar o valor integral, é necessário contribuir por mais tempo.
Aposentadoria por Idade
- Mulheres: podem se aposentar aos 62 anos, desde que tenham pelo menos 15 anos de contribuição.
- Homens: podem se aposentar aos 65 anos, desde que tenham pelo menos 20 anos de contribuição.
Em todos os casos, é preciso cumprir uma carência de 180 meses de contribuição para se aposentar por qualquer modalidade.
As regras foram atualizadas pela Reforma da Previdência, em 2019. É importante ficar atento às mudanças e buscar informações precisas sobre o seu caso, pois novas alterações podem mudar o tempo para a sua aposentadoria.