As tatuagens são uma das formas de expressão mais utilizadas pelas pessoas na atualidade. Por trás de cada linha ou desenho, existe um significado, seja para marcar um momento, um amor ou simplesmente para prestar homenagem a alguém importante. No entanto, existem certos desenhos que podem representar algo totalmente diferente.
No mundo do cárcere privado, por exemplo, a tatuagem de um detento pode ter cunho pessoal ou funcionar como meio de identificação sobre o histórico do detento, como, por exemplo, quais crimes ele cometeu, sua posição dentro da hierarquia carcerária e, o mais comum, a gangue à qual ele pertence.
E uma das tatuagens mais reproduzidas, tanto nas prisões quanto em reproduções cinematográficas, é a do arame farpado. Frequentemente associada ao mundo do crime em razão de sua popularidade entre os detentos, é melhor pensar duas vezes antes de tatuá-la em alguma parte do corpo.
O que significa a tatuagem de arame farpado?
A tatuagem de arame farpado é comum no ambiente prisional. Em razão de seu significado, muitas pessoas precisam ter atenção ao decidir tatuá-la no corpo. Isso porque o símbolo está associado à resistência e rebeldia; além disso, o desenho pode significar que a pessoa já foi presa e cumpriu pena na prisão.
Outro significado ligado à imagem é o de pessoa forte e agressiva, o que significa que o detento não medirá esforços para lutar contra a lei e a ordem do sistema. O significado da tatuagem de arame farpado também pode ser outro, desta vez como uma representação de lealdade a uma gangue ou organização criminosa, simbolizando uma defesa contra ameaças externas.
Foto: Reprodução
Significado da tatuagem de arame farpado não está ligado apenas ao mundo do crime
Apesar da forte popularidade no mundo criminal, ter uma tatuagem de arame farpado no corpo não significa que a pessoa esteja inserida neste contexto.
Existem inúmeros motivos para alguém tatuar algo no corpo, um deles, inclusive, pode ser apenas estético, sem significado algum. A pessoa simplesmente se identifica com o desenho e não por suas ideologias.
No entanto, dependendo do tipo de tatuagem, é impossível não associar seu significado a outro tipo de perigo ou ameaça. Por isso, recomenda-se refletir sobre o que você irá tatuar no corpo e o que esse símbolo, que você carregará para o resto da vida, representa para a cultura e história da sociedade.