Tire esse peso das costas: como saber se é “ss” ou “ç” em uma palavra?

Se você passou a vida toda com essa dúvida, chegou a hora de colocar um fim a esse questionamento.



Estamos em 2024 e ter uma comunicação eficaz faz toda a diferença. Mesmo que isso pareça um desafio impossível de início, dominar as regras ortográficas da Língua Portuguesa não é algo impossível, bastam apenas um pouco de esforço e dedicação diários para ver o quanto essa tarefa é gratificante.

Dentre os assuntos que mais geram confusão nas pessoas está o uso do “ss” ou “ç”. Essa regra se baseia em pequenas distinções que fazem muita diferença ao estabelecer uma clareza na mensagem a ser transmitida. Se você sofreu a vida inteira com esse problema, chegou a hora de colocar um fim nele.

Cedilha (ç) faz parte do alfabeto?

Na verdade, não. A cedilha não é considerada uma letra do alfabeto por uma simples razão: ela é tratada como um sinal diacrítico, da mesma forma que o acento agudo (´), o til (~) e o acento circunflexo (^).

Ou seja, na prática, esses sinais são adicionados às letras para mudar a pronúncia ou indicar uma troca de som. Portanto, é por isso que a cedilha não é vista no alfabeto da Língua Portuguesa.

Quando usar cedilha?

Pode parecer complicado de início, mas o uso da cedilha exige regras fáceis. São elas:

1. Usa-se cedilha em palavras de origem árabe, indígena e africana. Exemplos: açafrão, açaí, caçula, muçulmano, cachaça.

Quando o verbo primitivo termina em “-mer”, “-mir”, “-ter”, “-tir”, “-der” ou “-dir”, são utilizados os sufixos “-ssão”, após vogal, ou “-são”, após consoante. Porém, como toda regra, há exceções. Palavras como “reter” transformam-se em retenção, “obter” em obtenção. Por outro lado, para os demais verbos primitivos com outra terminação, utiliza-se o sufixo “ção”, como “narrar – narração” e “corrigir – correção”.

3. A cedilha também é usada após ditongos, como em “eleição”, “feição”, “traição”. Basta essa regra para evitar boa parte das confusões entre “ss” e “ç”, não é mesmo?

Foto: Shutterstock

Quando utilizar “ss” ao invés de “ç”?

Após observar o uso da cedilha em situações específicas, percebe-se que o uso do “ss” é mais amplo. De modo geral, o “ss” é utilizado em palavras que não se enquadram no uso da cedilha.

Neste caso, o objetivo é prolongar ou reforçar o som, como nas palavras “massa”, “impressão” e “passo”. O uso do “ss” é uma das combinações mais utilizadas na Língua Portuguesa, distinguir sua escrita do cedilha evita muitos ruídos que, ao final, fazem toda a diferença na comunicação escrita.




Voltar ao topo

Deixe um comentário