Você já sabe quando poderá sacar parte do seu FGTS neste ano? O calendário do saque-aniversário foi divulgado pelo governo federal. Por meio da modalidade, os trabalhadores podem retirar parte do fundo anualmente no mês de aniversário. Veja o calendário completo de 2024.
Mas atenção: quem opta pelo saque-aniversário perde o direito ao saque integral do FGTS em caso de demissão sem justa causa, recebendo apenas a indenização rescisória.
Para garantir maior proteção aos trabalhadores, o Ministério do Trabalho propõe uma mudança: mesmo quem optou pelo Saque-Aniversário poderá sacar o saldo total do FGTS em caso de demissão sem justa causa, medida que já beneficia quem não aderiu à modalidade. A proposta busca reduzir o impacto negativo da demissão no orçamento do trabalhador.
Calendário de saque
Vale lembrar que o saque-aniversário é uma modalidade opcional. Ou seja, não é obrigatória, e cada trabalhador pode definir se faz ou não sentido para si. É importante avaliar as vantagens e desvantagens antes de aderir, assim como fazer o uso consciente do dinheiro, em caso de adesão.
Isso porque o saque-aniversário oferece flexibilidade no acesso ao FGTS, mas exige planejamento financeiro em caso de demissão. Por isso, muitas pessoas se posicionam contrárias à modalidade.
Se você já aderiu ou ainda vai aderir ao saque-aniversário, confira o calendário completo deste ano:
- Janeiro: 2 de janeiro a 29 de março
- Fevereiro: 1º de fevereiro a 30 de abril
- Março: 1º de março a 31 de março
- Abril: 1º de abril a 28 de junho
- Maio: 2 de maio a 31 de julho
- Junho: 3 de junho a 30 de agosto
- Julho: 1º de julho a 30 de setembro
- Agosto: 1º de agosto a 31 de outubro
- Setembro: 2 de setembro a 30 de novembro
- Outubro: 1º de outubro a 29 de dezembro
- Novembro: 1º de novembro a 31 de janeiro de 2025
- Dezembro: 2 de dezembro a 28 de fevereiro de 2025.
Assim, os trabalhadores nascidos em março e abril já podem fazer o saque conforme as datas de liberação do calendário oficial.