scorecardresearch ghost pixel



Pesquisa mostra o que 70% dos trabalhadores pensam do fim do saque-aniversário

Diante a possibilidade de extinção do saque-aniversário, pesquisas mostraram que os trabalhadores não estão de acordo com o possível fim.



O saque-aniversário é uma das modalidades liberadas pelo Governo Federal que possibilita a retirada antecipada dos recursos das contas do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Desde sua criação, a modalidade sofre diversas críticas, visto que os trabalhadores que aderem a ela perdem o direito ao seguro-desemprego em caso de demissão por justa causa.

Veja também: Mudança do saque-aniversário do FGTS continua nos planos do governo

No entanto, duas pesquisas mostraram que 70% dos beneficiados pelo saque-aniversário não desejam o fim da modalidade. Os estudos foram feitos com clientes da Zetta (associação de empresas de tecnologia que ofertam serviços financeiros digitais) e da ABBC (Associação Brasileira de Bancos).

Ao todo, cerca de 6,5 mil trabalhadores foram consultados durante o levantamento. Segundo as pesquisas realizadas, os trabalhadores preferem ter o direito de utilizar o valor do fundo quando for conveniente, ao invés de deixar a quantia parada nas contas.

Quais as conclusões apresentadas pelas pesquisas?

Em ambos os estudos, mais de 80% dos entrevistados desejam continuar com a liberdade de utilizar os valores depositados no FGTS da forma que acharem melhor. Em relação aos empréstimos que utilizam o saque-aniversário como garantia, cerca de 90% dos trabalhadores afirmam que a possibilidade é um fator importante relacionado a modalidade.

Na pesquisa da ABBC, foram entrevistados trabalhadores que contrataram os empréstimos mediante antecipação do saque-aniversário. Segundo mais da metade dos entrevistados, referente a 54% do total, o empréstimo foi o suficiente para atingir os objetivos financeiros dos trabalhadores.

Dessa forma, 45% dos consultados utilizaram os valores para arcar com dívidas atrasadas de contas básicas, como água e luz. Além disso, 85% dos clientes que contrataram o saque-aniversario estavam negativados, utilizando a modalidade como a única linha de crédito acessível. Vale ressaltar que as taxas de empréstimo com o FGTS são menores ao ser comparado com outras modalidades.

Ademais, 70% dos entrevistados concordam que o empréstimo não compromete a renda mensal, e que 86% pretende contratar essa modalidade de crédito novamente no futuro. Por fim, 47% dos entrevistados não sabiam sobre a possibilidade do fim do saque-aniversário. Desse total, a conclusão foi de que 59% dos entrevistados não gostariam que a modalidade fosse extinta.




Voltar ao topo

Deixe um comentário