O abacaxi, fruta de sabor refrescante, pode ser um grande aliado para quem vive com diabetes. Além de ser uma fruta rica em fibras, possui ação diurética e baixa carga glicêmica.
Segundo a nutricionista Ana Paula Arantes, do Instituto Nutrindo Ideais, em entrevista ao MinhaVida, a absorção dos açúcares do abacaxi ocorre lentamente no organismo, evitando picos de glicemia. Ou seja, esse efeito é especialmente benéfico para manter os níveis de açúcar no sangue sob controle.
Além disso, um estudo realizado por alunos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) indicou que o chá de casca de abacaxi também pode ajudar a reduzir o açúcar no sangue. Afinal, essa bebida não só melhora a retenção hídrica, graças ao seu efeito diurético, mas também contém bromelina, uma enzima que auxilia na digestão de proteínas.
Abacaxi e suas propriedades contra a diabetes
Ele tem sido destacado por suas propriedades benéficas para pessoas com diabetes. Ou seja, a fruta é rica em fibras, que ajudam na digestão e no controle do açúcar no sangue. Ao consumir abacaxi, a liberação de glicose no organismo ocorre de maneira lenta e constante, evitando assim os picos de glicemia que podem ser prejudiciais.
As fibras do abacaxi também promovem a saciedade, auxiliando no controle do apetite e, consequentemente, na manutenção do peso.
Esta combinação de benefícios torna o chá de casca de abacaxi uma opção natural para ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue. Para prepará-lo, basta ferver as cascas da fruta em água e consumir o chá morno ou frio.
Como inserir a fruta no dia a dia
Salada tropical de abacaxi: misture cubos de abacaxi com folhas verdes, cenoura ralada, frango desfiado e nozes. Tempere com um molho leve de iogurte natural, limão e mel.
Chá gelado de abacaxi com hortelã: ferva as cascas de um abacaxi com algumas folhas de hortelã. Após esfriar, adicione gelo e adoçante natural, se desejar. Esse chá é uma bebida perfeita para dias quentes e ajuda a manter os níveis de glicemia controlados.
Sorvete de abacaxi: bata pedaços de abacaxi congelados com iogurte natural no liquidificador até obter uma consistência cremosa. Em seguida, sirva imediatamente ou congele por mais uma hora para obter uma textura mais firme.
Quem deve evitar o abacaxi?
Apesar dos benefícios, nem todas as pessoas devem consumir abacaxi sem moderação. Pessoas com refluxo gastroesofágico ou úlceras devem ter cuidado, pois a acidez do abacaxi pode agravar esses problemas.
Além disso, indivíduos com alergia ao abacaxi ou à bromelina devem evitar a fruta. Para essas pessoas, é essencial consultar um nutricionista antes de incluir o abacaxi na dieta.
*Com informações de Terra e MinhaVida