Ter um iPhone hoje em dia é saber que, em algum momento, o modelo não receberá mais atualizações e se tornará obsoleto. E para confirmar isso, a Apple finalmente liberou as informações a respeito do tempo de suporte oferecido ao iPhone.
Segundo o documento, divulgado pela própria companhia, a empresa da maçã garante um período mínimo de 5 anos para oferecer diversas atualizações de segurança para o telefone. O prazo começa a partir da primeira data de fornecimento de suporte.
Considerando essa informação, um iPhone 15 Pro Max, que começou a ser distribuído em 22 de setembro de 2023, possui suporte garantido pela Apple até, pelo menos, 22 de setembro de 2028. Mas vale lembrar que isso se trata de uma data “mínima”, podendo ser estendida por mais tempo.
Tempo de suporte foi uma obrigação
Engana-se quem acredita que a Apple decidiu por vontade própria informar o tempo de suporte oferecido a cada aparelho. A empresa está apenas seguindo as normas da Segurança de Produtos e Infraestrutura de Telecomunicações do Reino Unido (PSTI), em vigor desde o dia 29 de abril.
As novas diretrizes exigem o cumprimento de requisitos de segurança para qualquer marca que fabrique, importe ou distribua produtos com acesso à Internet no Reino Unido. As companhias incluídas na norma devem repassar as declarações de conformidade e definições a respeito do período de suporte das atualizações de segurança para os aparelhos.
Sendo assim, como o iPhone é um aparelho com acesso à internet, a Apple teve de ceder o acesso às informações para acatar a decisão da PSTI. Stuart Thomas, gerente sênior de engenharia da Apple, foi quem encaminhou o documento divulgando os dados do iPhone.
Foto: Reprodução
Apple perde para Google e Samsung
Quando o assunto é tempo de suporte, a revelação da Apple fica atrás de grandes empresas, como a Google e a Samsung. O motivo é que, enquanto a empresa da maçã promete o mínimo de 5 anos de atualizações e suporte, a Google e a Samsung oferecem 7.
Em publicação no LinkedIn, o vice-presidente de Engenharia para Segurança e Privacidade do Android, Dave Kleidermacher, declarou que os consumidores precisam saber qual é o tempo de vida mínimo de suporte dos produtos eletrônicos, garantindo mais transparência na hora de escolher uma marca.
A Apple merece muito crédito por fornecer mais de 5 anos de atualizações de segurança por muito tempo. No entanto, agora é hora de reconhecer que o iOS não oferece mais os melhores tempos de segurança na indústria de smartphones. Quem faz isso é o Android”, completou Kleidermacher.