scorecardresearch ghost pixel



Alerta: Apple pede para usuários não dormirem próximo ao iPhone carregando

Empresa alerta para o risco de dormir próximo ao dispositivo quando ele está ligado à tomada; Entenda.



Muita gente dorme e acorda com o celular nas mãos. Justamente por isso, é comum que as pessoas, na hora de dormir, coloquem os seus aparelhos para carregar em locais próximos, seja na mesa de cabeceira ou até debaixo do travesseiro. No entanto, desde que a Apple atualizou o manual do iPhone, em setembro do ano passado, a empresa alerta seus consumidores sobre o perigo de dormir muito próximo ao celular que estiver carregando.

Leia mais: Se a bateria do seu celular dura pouco é porque você comete estes 3 erros

Isso porque, segundo a Apple, os cabos ou o próprio carregador podem aquecer e irritar ou mesmo ferir a pele se estiver em contato direto por um longo período. Igualmente, a prática de manter o celular debaixo do travesseiro enquanto ele carrega também é desaconselhada.

“Não durma sobre um dispositivo, adaptador de energia ou carregador sem fio, nem os coloque sob um cobertor, travesseiro ou corpo, quando estiver conectado a uma fonte de energia”, reforça o manual do iPhone.

Celular Carregando
Foto: LariBat/Shutterstock

Outras recomendações

O manual também traz orientações acerca do carregamento. Ele determina que o celular deve estar com a tela para cima, em área bem ventilada, ou seja, longe da cama, lençóis ou mesmo travesseiros.

Na mesma linha, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) também emite um alerta de segurança para o carregamento de smartphones. “Não recarregue a bateria do aparelho em ambientes confinados, como bolsas, malas, gavetas, caixas, bolsos de calças, etc. O procedimento de carregamento gera aquecimento e a carga em locais confinados impede a dissipação do calor ao ambiente. O superaquecimento da bateria pode resultar em fogo ou explosão.”

Histórico de acidentes

Vale lembrar que não é de hoje que os acidentes envolvendo superaquecimento de aparelhos celulares acontecem. Para se ter ideia, em 2016, o departamento de polícia de Nova York divulgou fotos de um travesseiro e colchão queimados. O causador do incêndio foi um celular superaquecido.

Na mesma linha, mas desta vez em 2019, no Cazaquistão, uma adolescente de 14 anos morreu enquanto dormia. A causa foi a explosão da bateria de um celular que estava embaixo do travesseiro.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário