A Apple é, atualmente, uma das empresas mais tecnológicas do mercado. Conforme as leis deste segmento, produtos muito antigos acabam perdendo sua validade, sendo considerados obsoletos. Segundo o dicionário, obsoleto significa algo fora de moda, ultrapassado, antiquado, que já não se usa. E é isso que a Apple está fazendo com este modelo de iPhone.
O aparelho em questão é o iPhone 5S, que acaba de receber o “selo de obsoleto” da empresa, devido ao fim do suporte oficial. Além disso, o dispositivo não receberá mais atualizações. A mudança aparece no site oficial da Apple, na seção “produtos obsoletos”. Na lista, constam produtos que a marca deixou de vender há sete anos ou mais, como o iPhone 5S, lançado em 2013.
O que torna um produto obsoleto para a Apple?
Segundo a própria Apple, um produto obsoleto é um produto descontinuado e que não receberá mais peças de reposição originais em caso de danos. A marca explica que descontinua todos os serviços de hardware para produtos considerados obsoletos. Dessa forma, provedores de serviços não podem mais solicitar as peças.
Confira a lista de produtos obsoletos da Apple:
Ou seja, nem a Apple nem assistências oficiais e terceirizadas conseguirão oferecer um componente para um iPhone listado na lista de obsoletos.
Vale lembrar que, apesar de antigo, o iPhone 5S era considerado a última tecnologia em celulares quando foi lançado. Trata-se do primeiro smartphone a usar um processador de 64 bits, além de introduzir o sistema de autenticação por impressão digital Touch ID nos iPhones.
A última atualização que o iPhone 5S recebeu foi a do iOS 12, ocorrida em 2018. Desde então, o aparelho deixou de acompanhar os avanços em software oferecidos pela empresa da maçã. Usuários que sentirem a necessidade de trocar de aparelho, o mais recomendado é procurar por uma versão mais recente ou próxima, sobretudo para ter mais tempo até a próxima atualização.