Se você é do tipo que faz compras quinzenais ou até mesmo para o mês inteiro, pode ter dificuldade em manter alguns alimentos frescos por mais tempo em sua casa. Um exemplo são os pepinos, que podem murchar na geladeira. Aprenda o que fazer para garantir a melhor conservação e ter pepinos frescos e crocantes por muito mais tempo.
O primeiro aspecto é saber que você deve deixar o alimento fora da geladeira. Isso mesmo! É o lugar ideal. Muitos acreditam que a geladeira é o espaço perfeito, mas a verdade é que ela pode ser uma grande inimiga. Temperaturas abaixo de 10°C causam “lesões por frio”, acelerando a deterioração e deixando seus pepinos macios e sem sabor.
A melhor maneira de armazenar pepinos é em um ambiente fresco, arejado e sem luz solar direta. Um cesto em cima do balcão ou na despensa é o melhor que você pode fazer para preservar o alimento por mais tempo.
Além disso, frutas como bananas, maçãs e tomates liberam etileno, um gás que acelera o amadurecimento de outros vegetais. Mantenha seus pepinos longe desses vizinhos indesejáveis para evitar que fiquem macios antes do tempo.
No caso da geladeira, use-a apenas em último caso. Os pepinos podem ficar, no máximo, três dias na gaveta de legumes, na parte mais quente da prateleira.
Truque quando os pepinos já estão murchando
Se você notou que os pepinos já estão murchando, um truque simples é:
- Coloque os pepinos em uma tigela com água fria e gelo por 10 a 30 minutos.
- A água gelada vai revitalizar a textura e a polpa, deixando seus pepinos crocantes novamente.
Com essas dicas infalíveis, seus pepinos permanecerão frescos, crocantes e saborosos por muito mais tempo! Além disso, lave bem os pepinos apenas antes de consumir. Seque-os antes de armazenar e fique sempre de olho para evitar o desperdício!