Papel higiênico, água ou lenço umedecido: qual é o melhor para se limpar após o nº2?

Médicos e especialistas revelam o que fazer após evacuar para manter a saúde em dia.



A ida ao banheiro pode parecer um hábito comum para muitas pessoas, principalmente aquelas que possuem um intestino que funciona como um relógio. Por outro lado, existem aquelas que sofrem com o trânsito intestinal lento e acabam indo menos vezes fazer cocô, o popular número 2.

Independentemente do número de idas, uma dúvida ainda permeia a mente de muita gente: qual é o jeito certo de limpar o ânus após fazer o número 2? Há quem diga que a melhor forma é com água, enquanto outros defendem que o papel higiênico e o lenço umedecido dão conta do recado. Veja o que dizem os especialistas!

Fez cocô? Este é o melhor jeito de se limpar

Segundo Rosilma Gorete Lima Barreto, médica do Serviço de Coloproctologia do Hospital Universitário Presidente Dutra, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o jeito certo de higienizar a região perianal após a evacuação é utilizando água e sabão. Isso porque apenas essa combinação é capaz de retirar os resíduos de fezes que grudam nesta região.

Existem sabonetes específicos para ajudar nesta higienização; contudo, segundo a médica, podem ser usados quaisquer sabonetes, principalmente aqueles com pH neutro. Feito isso, enxugue a região, deixando o local bem seco. Todo esse cuidado tem um motivo: a pele nesta região é muito sensível.

Uma higienização perianal feita de forma errada, com fricção do papel higiênico, por exemplo, pode aumentar o risco de sangramento, inflamação e agravar quadros de hemorroidas. Mas isso não quer dizer que o papel higiênico não seja um grande aliado nessas horas.

Foto: Reprodução

Não tem como tomar banho? Veja o que fazer

Como sugerem os especialistas, o ideal é evitar o uso do papel higiênico sempre que possível, pois ele não remove completamente todos os resíduos e restos de fezes, os quais podem irritar a pele. Além disso, nas mulheres, coliformes podem entrar em contato com a vagina e provocar infecções urinárias. Mas e quando não existe a possibilidade de lavar-se após o número 2?

Neste caso, médicos aconselham o uso de lenço umedecido, que se torna uma opção melhor do que o papel higiênico. Porém, ele não deve ser usado sempre. Isso porque alguns lenços possuem substâncias que podem alterar a microbiota, ou seja, a flora da pele ao redor do ânus e provocar reações alérgicas. Com o tempo, seu uso pode gerar feridas.

Mas se não houver lenço umedecido e não for possível lavar, o papel higiênico molhado é a melhor solução para se limpar. Antes de utilizá-lo, molhe com um pouco de água para remover os resíduos sem deixar traumas.

*Com informações Viva Bem




Voltar ao topo

Deixe um comentário