Por que brasileiros estão pedindo demissão em massa? Veja os motivos

Em 2023, 7,3 milhões de brasileiros pediram demissão, o maior número dos últimos 20 anos. Veja quais são as razões mais comuns.



Em 2023, o mercado de trabalho brasileiro presenciou um movimento fora do padrão: 7,3 milhões de pessoas pediram demissão, o maior número registrado nas últimas duas décadas. Essa onda de desligamentos sinaliza uma profunda mudança nas expectativas e prioridades dos trabalhadores, especialmente nas novas gerações.

Mas quais os motivos por trás dessa grande fuga? As razões são várias, mas algumas se destacam. A começar pela busca por um melhor equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, que se tornou um anseio cada vez mais presente. Cansados da rotina e do modelo tradicional de trabalho, muitos brasileiros buscam alternativas que lhes permitam dedicar mais tempo à família, amigos e hobbies.

Outro fator é o cenário econômico favorável, com crescimento e geração de empregos, que abre portas para novas possibilidades. Profissionais sentem-se mais confiantes para buscar novas vagas, movidos por salários mais altos, melhores cargos e ambientes de trabalho mais atrativos.

O empreendedorismo também está em ascensão. O sonho de ter o próprio negócio torna-se realidade para muitos, que buscam liberdade e flexibilidade. Dessa forma, muitos brasileiros passaram a investir em seus próprios projetos, como a criação de novas empresas, fomentando a inovação.

A insatisfação com o trabalho atual também é um fator importante para as demissões. Falta de reconhecimento, estagnação profissional, ambiente tóxico e valores desalinhados com os da empresa são alguns dos motivos que levam os colaboradores a buscar novos desafios.

Jovens em foco

As gerações Y e Z, nascidas entre 1981 e 2012, são as que mais impulsionam essa onda de demissões. Isso porque elas valorizam experiências, significado no trabalho e buscam empresas que estejam alinhadas com seus valores e ofereçam oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional.

Esse movimento representa um cenário que se fortalece no mercado de trabalho brasileiro. As empresas que desejam reter talentos precisam adaptar-se a essa nova realidade, oferecendo mais flexibilidade, autonomia, oportunidades de crescimento, salários mais coerentes com as exigências e um ambiente de trabalho saudável e engajador.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário