scorecardresearch ghost pixel



Prepare-se! Inverno no Brasil promete surpresas este ano

Previsões são de que temperaturas sejam fora do comum este ano.



O inverno oficialmente começou no Brasil. No entanto, a temporada será um pouco diferente este ano.

Durante essa estação, o Sudeste, o Centro-Oeste e parte do Norte e Nordeste experimentam períodos de pouca chuva. Em contrapartida, as chuvas se concentram no noroeste da região Norte, no leste do Nordeste e em algumas áreas do Sul.

Segundo o Climatempo, neste inverno, as temperaturas ficarão acima da média em quase todo o país, com algumas áreas do Norte e Nordeste registrando temperaturas superiores a 28ºC.

Entretanto, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que massas de ar frio vindas do sul do continente poderão causar quedas de temperatura, resultando em médias inferiores a 22ºC no leste das regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Temperaturas vão ficar diferente do habitual – Imagem: Canva

Inverno de 2024 promete surpresas

A queda de temperatura pode levar à formação de geadas nas regiões Sul, Sudeste e em Mato Grosso do Sul.

Além disso, pode haver neve nas áreas serranas e planaltos da Região Sul, bem como episódios de friagem em Mato Grosso, Rondônia, Acre e no sul do Amazonas. Segundo o Inmet:

“Durante a estação, em função das inversões térmicas no período da manhã, são comuns as formações de nevoeiros e/ou névoa úmida nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com redução de visibilidade, especialmente em estradas e aeroportos.”

Como fica o clima no Centro-Oeste?

Para a região Centro-Oeste, o Inmet prevê para o inverno no Centro-Oeste condições de chuva abaixo da média climatológica em toda a região.

A umidade relativa do ar também deve diminuir nos próximos meses, com valores diários podendo ficar abaixo de 30% e picos mínimos abaixo de 20%.

E na região Sudeste?

No Sudeste, o inverno será marcado por chuvas abaixo da média, embora haja possibilidade de chuvas ligeiramente acima da média em algumas áreas do litoral sul de São Paulo, devido à passagem de frentes frias.

As temperaturas tendem a ficar acima da média na maior parte da região, mas a entrada de massas de ar frio pode ocasionalmente causar quedas nas temperaturas médias, com potencial para formação de geadas em pontos isolados de regiões mais elevadas.

O inverno do Sul

No Sul, as temperaturas devem ficar acima da média durante uma boa parte do inverno, especialmente no Paraná. No centro-sul do Rio Grande do Sul, as temperaturas devem se manter próximas da média.

A incursão de massas de ar polar poderá, ocasionalmente, provocar quedas nas temperaturas, permitindo a ocorrência de geadas em algumas localidades.

E no Nordeste, como fica o clima?

A previsão para o interior do Nordeste indica chuvas próximas à média, apesar de ser um período seco. No restante da região, as chuvas devem ficar ligeiramente abaixo da média.

No entanto, chuvas intensas podem ocorrer no litoral nordestino devido ao aquecimento anômalo das águas do Atlântico tropical. Em termos de temperatura, espera-se que o inverno registre temperaturas acima da média em toda a região.

O frio do inverno de 2024 no Norte

Nos próximos meses, as temperaturas devem permanecer acima da média na maior parte da região.

A falta de chuva no sul da Amazônia, comum entre julho e setembro, combinada com altas temperaturas e baixa umidade, aumenta o risco de queimadas e incêndios florestais.

Apesar disso, ainda podem ocorrer episódios de friagem nessa área devido à chegada de massas de ar frio continentais.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário