É difícil encontrar uma pessoa que não se renda à beleza de presenciar o pôr do sol. Esse espetáculo da natureza encanta pessoas do mundo inteiro. Porém, ao tentar expressar esse fenômeno em palavras ou até mesmo na escrita, muitas pessoas acabam se confundindo e errando a grafia correta da expressão “pôr do sol”.
Há pessoas que escrevem com acento circunflexo, enquanto outras colocam sem acento, com hífen, sem hífen e por aí vai. Mas, tirando todas essas versões, qual é a forma correta de escrever o plural de “pôr do sol”?
Apesar de parecer uma expressão simples, essa dúvida está envolta em questionamentos. No entanto, diferentemente de outras expressões, apenas uma é considerada a norma culta e aceita pela Língua Portuguesa.
Pôr do sol e o novo Acordo Ortográfico
O Acordo Ortográfico de 1990 passou por reformulações em 2009, quando foi implementado o Novo Acordo Ortográfico. Com ele, vieram mudanças significativas, como a remoção do hífen em palavras compostas, a exemplo de “pôr do sol”.
A remoção do hífen nesta expressão gerou, a princípio, uma confusão inicial, tendo em vista que muitas pessoas estavam acostumadas a escrever “pôr-do-sol” desta forma. Com o acordo, a forma correta agora é esta: “pôr do sol”, sem hífen e com acento circunflexo.
Foto: Rafael Berlandi/Shutterstock
Mas, afinal, qual é o plural de pôr do sol?
Após entendermos a mudança na grafia de “pôr do sol”, outra dúvida recorrente entra em ação: qual é o plural desta expressão? Essa dificuldade surge principalmente porque estamos lidando com um substantivo composto, o que acaba tornando a formação do plural algo um pouco mais complexo.
Sem mais delongas, o plural de “pôr do sol” é “pores do sol“. Neste caso, a mudança ocorre apenas no substantivo “pôr”. Ele é o único que recebe a flexão de plural. Já a palavra “sol” segue invariável.
Veja alguns exemplos a seguir para não restar mais dúvida sobre como escrever o plural de “pôr do sol”.
- “Apreciei inúmeros pores do sol durante minhas viagens.”
- “Os pores do sol naquela região são verdadeiras obras de arte.”
- “Nunca me canso de admirar os incríveis pores do sol desse lugar.”