Ao escolher um alimento para incorporar no cotidiano, não basta apenas ter preferência por sabor. Algumas pessoas podem preferir opções que não engordam e que, por isso, conseguem comer algo gostoso de um modo que esteja alinhado aos seus objetivos.
Contudo, existem algumas comidas e bebidas que, para a surpresa de muitos, engordam. Por isso, é importante saber as quantidades sugeridas para cada pessoa.
Alimentos que parecem inofensivos, mas engordam
Foto: Shutterstock
Quando pensamos em alimentos que engordam, muitos logo imaginam doces, frituras e fast food. Entretanto, algumas escolhas comuns do cotidiano podem contribuir para o ganho de peso.
1. Sucos de frutas
Apesar de naturais e nutritivos, os sucos de frutas contêm uma quantidade elevada de açúcar. Beber um copo de suco de laranja, por exemplo, pode parecer saudável, mas pode conter quantias consideráveis de calorias. Assim, o consumo excessivo pode resultar em um aumento de peso não desejado.
2. Iogurte com sabores
Popular entre quem busca uma alimentação saudável, os iogurtes de sabores muitas vezes contêm altos níveis de açúcar adicionado.
Por isso, é importante que você consulte um nutricionista, que indique uma boa marca e recomende a quantidade indicada para o cotidiano, de modo que não contribua para o ganho de peso.
3. Abacate
Rico em gorduras boas, o abacate é altamente calórico. Metade de um abacate médio pode conter cerca de 120 calorias. Ou seja, consumir grandes quantidades pode levar ao ganho de peso.
4. Granola
Vista como uma alternativa saudável para o café da manhã, a granola pode ser uma armadilha calórica. Muitas marcas adicionam açúcares e óleos, aumentando seu valor calórico para cerca de 200 calorias por porção de 50 gramas.
Em outras palavras, atente-se ao consumo excessivo, principalmente se a granola for industrializada.
5. Barrinhas de cereais
Muitas pessoas acreditam que as barrinhas de cereais são uma opção prática e saudável para um lanche rápido. Essa lógica é verdadeira, desde que sejam consumidas as quantidades indicadas.
Isso porque muitas dessas barrinhas são ricas em açúcar e gordura. Em alguns casos, uma única barrinha pode ter cerca de 200 calorias.
6. Refrigerante zero
Por último, é fato que muitos optam por refrigerantes zero calorias, acreditando que são uma alternativa saudável. No entanto, esses produtos contêm adoçantes artificiais que podem aumentar o desejo por alimentos doces e, indiretamente, contribuir para o ganho de peso.
É importante dizer que não é necessário remover esses alimentos e bebidas da sua dieta. Afinal, muitos deles são deliciosos e podem, se fizer sentido para o nutricionista, ser mantidos em menores quantidades para não interferir nos seus objetivos de saúde.
Manter-se informado e atento aos rótulos nutricionais pode ajudar a evitar surpresas na balança e permitir uma alimentação equilibrada.