Tem mais de 60 anos? Estudo faz ALERTA sobre chá e café que não pode ser ignorado

Consumo excessivo de café pode acelerar a perda de habilidades cognitivas em idosos, alerta estudo britânico. Por outro lado, chá pode ajudar.



Um estudo realizado no Reino Unido faz um alerta sobre o consumo diário de café, especialmente entre os idosos. A pesquisa revelou que ingerir mais de três xícaras da bebida por dia está associado a uma redução mais rápida das capacidades cognitivas.

Os pesquisadores investigaram a relação entre o consumo de café e chá e diversas habilidades cognitivas, como raciocínio abstrato e memória lógica, trazendo à tona uma preocupação importante.

Para o estudo, analisaram-se as habilidades cognitivas de 8.451 britânicos com mais de 60 anos, sendo 60% mulheres. A pesquisa indicou que as funções cognitivas de todos os participantes foram impactadas negativamente.

“Como diz o velho ditado, qualquer coisa em excesso faz mal. É uma questão de equilíbrio, então o consumo moderado de café é aceitável, mas provavelmente não é recomendável consumir demais”, explicou a pesquisadora Kelsey R. Sewell, do AdventHealth Research Institute, em entrevista ao Medscape.

Os resultados do estudo foram apresentados em 30 de julho, durante a conferência internacional da Associação de Alzheimer.

Um dos achados mais alarmantes foi a constatação de que pessoas que consomem pouco ou nenhum café apresentaram uma queda na inteligência flexível 8,83 vezes menor durante o período de acompanhamento, em comparação com aquelas que bebem café em excesso.

Foto: Stivog/Shutterstock

Consumo deve ser moderado

Em relação ao chá, o efeito observado foi o oposto: as capacidades cognitivas diminuíram drasticamente naqueles que nunca beberam chá.

Contudo, é importante destacar que, de acordo com os pesquisadores, este estudo foi observacional e, por isso, ainda são necessários mais estudos controlados para compreender melhor os efeitos do café e do chá.

Todavia, estudos anteriores demonstraram que o consumo moderado de café também tem efeitos positivos na saúde, como na prevenção da insuficiência cardíaca e da doença de Parkinson.

Por fim, vale destacar que o estudo não considerou o consumo de ambas as bebidas quando os participantes eram mais jovens, assim como diferentes tipos de café ou chá também não foram analisados.

Café: quanto posso consumir por dia?

Embora o estudo indique que o consumo de mais de três xícaras de café por dia possa ser prejudicial para a saúde cognitiva, especialistas geralmente recomendam limitar a ingestão diária a cerca de 2 a 3 xícaras.

Essa quantidade é considerada segura para a maioria dos adultos e pode até oferecer benefícios à saúde, desde que o café seja consumido com moderação e sem exageros.

Por via das dúvidas, é sempre bom consultar um nutricionista para determinar a quantidade ideal de acordo com suas necessidades individuais.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário