Qual carne é a campeã em proteína: a de boi, frango ou porco?

Diversificar as opções de carne é essencial para uma dieta equilibrada.



Quando o assunto é nutrição, muitos se perguntam qual carne é mais rica em proteínas. Entre as opções estão carne vermelha, peixe, frango e porco. Mas qual delas realmente oferece mais do valioso nutriente para o organismo?

Se sua escolha foi a carne vermelha, você está certo(a). Em uma porção de 100 gramas, ela contém aproximadamente 35 gramas de proteína.

No entanto, a nutricionista Thais Barca, em colaboração com o portal UOL, ressalta a importância de uma alimentação equilibrada para atender às necessidades do corpo.

Comparativo de proteínas em diferentes tipos de carnes

A carne vermelha é a que possui o maior percentual proteico – Imagem: Shutterstock/reprodução

Carne vermelha

Carnes vermelhas, ricas em proteínas, são uma escolha popular. Além de auxiliarem na construção muscular, desempenham um papel vital no transporte de oxigênio e na regulação do metabolismo.

Cada 100 gramas oferecem cerca de 35 gramas de proteína. Conforme adiantado acima, esse é o maior percentual dentre todos os tipos de carne.

Frango

O frango é uma alternativa econômica e menos gordurosa, com 31 gramas de proteína por porção de 100 gramas. Essa redução de gordura, em comparação com a carne vermelha, pode economizar até 100 calorias por prato.

Peixe

Peixes são uma opção saudável, leves para o estômago e ricos em vitaminas. Com 27 gramas de proteína em 100 gramas, são também fontes de ômega 3, cálcio, fósforo e vitamina D.

Além disso, em regiões não litorâneas, a sardinha oferece um custo-benefício atraente.

Carne de porco

Apesar de alguns preconceitos, a carne suína, especialmente cortes como lombo e pernil, alcança 35 gramas de proteína por 100 gramas. É rica em vitaminas do complexo B, selênio, ferro e zinco, além de ser saborosa e diversificar o cardápio.

Optar pela carne vermelha não é a única maneira de garantir uma ingestão adequada de proteínas. Na verdade, muitos especialistas até desaconselham o consumo excessivo desse tipo de proteína.

Diversificar os tipos de carne pode trazer um equilíbrio nutricional mais abrangente. Procurar por opções variadas é uma estratégia inteligente para uma dieta saudável.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário